Abraço à Serra do Gandarela 2024

27/11/2024

O evento comemorou os dez anos do Parque Nacional e renovou o compromisso da sociedade na luta pela preservação da Serra e de suas riquezas

O evento realizado em 10 de novembro, em Rio Acima, celebrou os dez anos do Parque Nacional da Serra do Gandarela, reconhecendo sua relevância ambiental e sociocultural e destacando a importância de suas nascentes, ecossistemas e formações geológicas únicas, fundamentais para o abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Organizado pelo Movimento Pela Preservação da Serra do Gandarela, o encontro teve uma programação que contou com manifestações culturais, como cantigas de roda e marchinhas temáticas, além de homenagens aos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Brigada Apas, que combateram incêndios na região em 2024.

Diversas falas de parlamentares e de representantes de movimentos sociais  reforçaram a necessidade de defender o parque contra ameaças como o projeto minerário Apolo,  empreendimento de grande porte que a Vale tenta implantar na região.

O abraço foi um ato simbólico e politico que reitera a resistência e a união dos diversos setores da sociedade em prol de modos de vida que respeitem a biodiversidade e os direitos das comunidades. 

[smartslider3 slider=”4″]
__
As fotos são de Pedro Bernardo e Matheus Dias.

Página Inicial

Voltar