“A relação da cidade com os rios” - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

“A relação da cidade com os rios”

20/05/2019

A Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (REAPCBH) torna pública a chamada de artigos

A Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (REAPCBH) torna pública a chamada de artigos para compor o Dossiê “A relação da cidade com os rios”.

A proposta é trazer reflexões sobre como a sociedade se relacionou com os rios de Belo Horizonte ao longo do tempo, mostrando como essa relação se transformou desde o início da cidade até os dias de hoje, pensando seus múltiplos aspectos. Serão aceitos artigos das várias áreas do conhecimento, que tratem sobre a questão dos rios da cidade, bem como das demandas da população em cada momento histórico. A discussão sobre essas relações é de suma importância, pois cada vez mais a questão das inundações está mais presente, além de trazer à tona outros debates como a revitalização dos rios, a proteção de nascentes, a permeabilidade do solo, o saneamento, o abastecimento, dentre outros aspectos a serem refletidos pela sociedade.

Para além do dossiê temático, esta edição da revista também aceitará artigos que tratem de outros temas referentes à cidade de Belo Horizonte, a estudos arquivísticos e à educação patrimonial, respeitando o perfil das edições anteriores.

As submissões devem ser encaminhadas para o e-mail reapcbh.fmc@pbh.gov.br até o dia 30 de julho de 2019.

Os textos devem estar de acordo com as normas editoriais da revista.
A REAPCBH é um periódico anual de caráter científico que contempla artigos, resenhas, ensaios e propostas pedagógicas de uso de documentos em sala de aula para diferentes níveis de ensino. O objetivo da revista é estimular a pesquisa e a reflexão científica sobre a cidade de Belo Horizonte, bem como sobre o campo de estudos arquivísticos, além de divulgar acervos documentais de diversas instituições.

Os direitos autorais dos trabalhos publicados no periódico continuarão pertencendo aos respectivos autores, mas estes não receberão nenhuma remuneração, pois a REAPCBH não tem fins lucrativos.

Para consultar as normas editoriais da REAPCBH acesse o Portal PBH.

Página Inicial

Voltar