Abrace a Serra da Moeda 2024Projeto Manuelzão

Abrace a Serra da Moeda 2024

21/04/2024

Tema deste ano é “Águas subterrâneas, invisíveis, mas essenciais”, destacando o trabalho silencioso das serras na recarga dos aquíferos

Neste domingo, 21, coincidindo com o Dia da Inconfidência, a ONG Abrace a Serra da Moeda organiza mais um abraço simbólico no Topo do Mundo, em Brumadinho. O evento, que começa às 10h com uma concentração na rampa de voo livre do mirante, espera reunir cerca de 2 mil participantes para formar um cordão humano ao redor do ponto mais alto da serra às 12h.

O tema deste ano é “Águas subterrâneas, invisíveis, mas essenciais”, visando destacar o trabalho silencioso das serras na recarga dos aquíferos, o que impacta diretamente no volume de água dos cursos e reservatórios superficiais.

O evento tem como foco não apenas conscientizar sobre a preservação dos recursos hídricos e ambientais da região, mas também mobilizar as comunidades locais em prol dessa causa. Para o evento deste ano, estão programados nove ônibus partindo de Brumadinho, com a participação de visitantes e autoridades de várias localidades.

Desde sua formação em 2008, a ONG Abrace a Serra da Moeda visa impedir a reativação da Mina Serrinha, localizada em Brumadinho, anteriormente propriedade da empresa Ferrous, hoje de posse da Vale. Com novos desenvolvimentos surgindo na face leste da Serra da Moeda, a ONG intensificou seus esforços, atualmente promovendo e monitorando diversas ações civis em defesa das nascentes locais, essenciais para os sistemas hídricos dos rios Paraopeba e das Velhas, cruciais para o abastecimento de Brumadinho e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre outras áreas.

 

 

Página Inicial

Voltar