12/12/2021
Em prol do tombamento estadual integral da Serra, ato acontece na Praça do Papa, a partir de 9h
Neste domingo, 12 de dezembro, convidamos a todos para um ato de amor pela Serra do Curral. A data marca o aniversário de Belo Horizonte, mas também será uma oportunidade para celebrar a cidade e a importância histórica, cultural e natural da Serra que é o grande cartão postal da capital mineira. Um ato de amor prol do tombamento integral da Serra do Curral, contra a mineração.
Foi aos pés da nossa Serra que se instalaram as primeiras povoações que formariam o arraial de Curral del Rey, onde, em 1897, nasceu BH. Ela “emoldura” a cidade e liga as bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70% da população da capital e de 40% da RMBH.
Também abriga grande diversidade de espécies de fauna e flora, dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, inclusive espécies ameaçadas de extinção.
Mas, décadas de atividades minerárias já engoliram boa parte da Serra do Curral, na área que se volta para o município de Nova Lima, desde 1940, assim como a expansão imobiliária, também em BH.
Atualmente, a Taquaril Mineração S.A. (Tamisa) tenta licenciar na Serra um projeto de exploração no Complexo Minerário Serra do Taquaril que agravará ainda mais a destruição desse símbolo da cidade, com impactos profundos em todo o ecossistema e a vida da região.
A Serra do Curral só é tombada pela PBH e pela União: dentro da capital, é protegida, mas ficam de fora Nova Lima e Sabará. O governo Zema (Novo) protela a votação pelo Conep, órgão que regulamenta tombamentos no estado. Uma PEC foi protocolada na ALMG para contornar a morosidade de um governo conivente com a mineração e tombar a Serra do Curral integralmente.
Com mais de vinte movimentos sociais, culturais e com a população de Belo Horizonte, vamos reafirmar o amor e a gratidão de todos pela Serra, um patrimônio natural que deve ser preservado para as futuras gerações. E dizer: a Serra do Curral não está à venda!
Coloque na sua agenda, compartilhe e venha com a gente! É nesse domingo, 12 de dezembro, na Praça do Papa, a partir de 9 horas.
Parceiros:
Associação de Moradores e Núcleo Acaba Mundo
Associação dos Amigos da Serra do Elefante (AASE)
Boi Rosado Ambiental
Brigadas Populares de Belo Horizonte
Centro Comunitário Unidos Pelo Ribeiro de Abreu (Comupra)
Cercadinho Vivo
Cidade Viva: 100 mil árvores por Contagem
Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas)
Deixem o Onça Beber Água Limpa
Deputada federal Áurea Carolina (PSOL)
Instituto Guaicuy
Mata do Planalto
Mata do Planalto
Movimento Salve o Gandarela
Movimento pelas Serras e Águas de Minas (MovSAM)
Núcleo Brejinho
Núcleo Capão
Núcleo Cercadinho
Núcleo Integrado Cascatinha
Núcleo Navio Baleia
Núcleo Tamboril
Ponte Queimada
Rola Moça Resiste
SOS Mata do Havaí
SOS Vargem das Flores
Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Ribeirão Arrudas (SCBH Arrudas)
Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça (SCBH Onça)
Terça das Manas
Verdejar BH
Vereadora Bella Gonçalves (PSOL)
Vereadora Duda Salabert (PDT)