Desenvolvimento de atividades lúdicas com os macroinvertebrados Bentônicos Bioindicadores de Qualidade de Água

22/08/2018

Projetos de educação ambiental devem caminhar juntamente com projetos de pesquisa, pois estão intimamente ligados. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades lúdicas com o tema “Bioindicadores de Qualidade de Água”, utilizando os macroinvertebrados bentônicos, através de brincadeiras no espaço escolar.

Dessa maneira propôs-se o desenvolvimento das seguintes atividades: Brincando com os Bioindicadores – simulando uma “Dança das Cadeiras”, discute-se a importância da diversidade para manutenção dos ecossistemas aquáticos; Pesque e Aprenda com os Bioindicadores – simulando uma “Pescaria de Festa Junina”, ajuda a fixar a importância da fauna aquática na manutenção e conservação dos ecossistemas lacustres; Tiro ao alvo – simulando um ecossistema aquático preservado, discute a relação da ocupação humana com a poluição dos cursos d’água. Estas atividades foram demonstradas e disponibilizadas para 77 professores da rede pública (estadual e municipal) durante cursos para comunidade da bacia do Rio das Velhas (MG) em 2008. Os professores salientaram a importância dessas atividades para enriquecimento de seu trabalho em sala de aula. Após os cursos uma representativa porcentagem (67,5%) buscou repetir as atividades com seus alunos, alcançando aproximadamente 3.500 crianças e jovens (até 18 anos). A abordagem lúdica tem sido muito utilizada em programas de EA, pois sensibiliza as pessoas acerca dos problemas ambientais locais tornando o processo de busca por soluções ainda mais eficiente. Através dessas atividades temos como meta despertar o interesse pela Ecologia, especialmente pelos recursos hídricos, favorecendo a formação de futuros cidadãos e buscando, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, enfocando a água como recurso finito.

Autoria: Juliana Silva França, Jéssica Soares Xavier e Marcos Callisto

Data: Out. 2007

Origem: Nuvelhas

Entidade Responsável: CID, NUVELHAS – Projeto Manuelzão

Palavras-chave: divulgação científica; educação ambiental; ecologia de riachos; limnologia; saúde de ecossistemas;