23/10/2025
Evento reuniu instituições e movimentos parceiros para celebrar trabalho de dois anos em defesa dos direitos territoriais e socioambientais
Na Faculdade de Medicina da UFMG, na última quinta-feira, 23, a noite de lançamento do livro Empoderamento Jurídico e Socioambiental foi marcada por celebração, emoção e reconhecimento à força da coletividade. O evento reuniu integrantes do Projeto Manuelzão, parceiros institucionais e representantes de movimentos sociais para celebrar o resultado de dois anos de trabalho interdisciplinar voltado à defesa dos direitos humanos, da cidadania e do meio ambiente.
A obra sistematiza dois anos de atuação do Núcleo de Direito Ambiental do projeto junto a dezenas de comunidades mineiras impactadas por grandes empreendimentos, no âmbito do projeto homônimo ao livro, realizado em parceria com o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e o Instituto Guaicuy. O projeto Empoderamento Jurídico oferece orientação e assistência jurídica às comunidades impactadas pela mineração nas bacias do Rio das Velhas, Rio Paraopeba, Rio Doce e Jequitinhonha.
A abertura do evento contou com apresentação musical de Loro Paiva e a mesa foi composta pelos coordenadores da iniciativa, a geógrafa Márcia Marques e advogado popular Pedro Andrade; pelo coordenador acadêmico do Projeto Manuelzão, professor Tarcísio Pinheiro; pelo coordenador nacional do MAM, Luiz Paulo Siqueira e pelo presidente do Instituto Guaicuy, José de Castro Procópio.
O principal foco das falas foi o caráter coletivo da obra. A cerimônia encerrou com o sentimento compartilhado de que o livro Empoderamento Jurídico e Socioambiental é o registro de uma caminhada coletiva em defesa da justiça e da vida.
____
As fotos são de Pedro Bernardo, Bruno Pereira e Enaile Almeida.