O Livro Mar de Lama já está disponível em formato digital! - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

O Livro Mar de Lama já está disponível em formato digital!

09/04/2019

O livro “Mar de Lama da Samarco na Bacia do Rio Doce – Em Busca de Respostas” já está disponível no site do Manuelzão!

Na obra, vários autores promovem uma análise multidisciplinar da tragédia que devastou Marina e veio a se repetir em Brumadinho.

Um dos principais objetivos do livro é fazer um registro histórico do rompimento da barragem da Samarco em Mariana, e de como isso se repetiu em Brumadinho, para que estas tragédias não se percam na memória coletiva da população. O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, inicialmente definido como acidente, posteriormente se caracterizou como uma tragédia para, por fim, se configurar como um crime – assim como em Brumadinho.

Nos 19 capítulos da obra são abordados temas como a estruturação do setor mineral no Brasil, o conceito de acidente de trabalho dentro de uma visão ampliada, o rompimento da barragem dentro do processo de organização da empresa, os danos ambientais sistêmicos, as rupturas e cisões na produção socioespacial, os danos e os impactos à saúde dos trabalhadores e das populações atingidas pela lama e pela tragédia, a questão da saúde mental, as consequências do desastre para o ecossistema natural, as lutas dos atingidos, e as ações e contradições do andamento do processo judiciário, além de uma etnografia fotográfica do desastre documentando as situações dramáticas e chocantes do crime ambiental.

A obra agrega o trabalho de 33 autores, a partir da organização de Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro, Marcus Vinícius Polignano, Eugênio Marcos Andrade Goulart e José de Castro Procópio.

A organização e publicação deste livro são um esforço e um compromisso de professores do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Observatório de Saúde do Trabalhador (OSAT) e do Projeto Manuelzão, com o apoio da Faculdade de Medicina da UFMG e da própria Universidade Federal de Minas Gerais.