De quem é a responsabilidade por Brumadinho? - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

De quem é a responsabilidade por Brumadinho?

07/05/2019

Engenheiro diz que Vale conhecia os riscos; A mineradora processa a responsável pelo certificado de segurança.

Enquanto o engenheiro de recursos hídricos da Vale Felipe Figueiredo Rocha afirma que a diretoria da mineradora Vale tinha conhecimento dos riscos da barragem de Brumadinho (MG), a empresa se apressa para processar a Tüv Süd– prestadora de serviços responsável pelo certificado de segurança da estrutura que se rompeu.

De acordo com as informações da matéria da Folha de São Paulo, o engenheiro afirmou na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado que os riscos da barragem foram apresentados em um painel de especialistas e em um subcomitê da Vale, na presença da diretoria e da diretoria executiva da empresa.

A responsabilidade pelo rompimento da represa de rejeitos parece preocupar mais do que a atenção aos atingidos e, em um jogo de empurra, os responsáveis pelo crime seguem sem punição.

Impunidade em Mariana

A justiça determinou que a morte de 19 pessoas no rompimento da barragem em Mariana não configura crime de homicídio. Para os desembargadores da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a denúncia do Ministério Público Federal descreve as mortes como resultado de inundação, considerado “crime de perigo comum”.

A decisão dos desembargadores pode ser lida na matéria do jornal Estado de Minas. Para mais informações sobre o depoimento do engenheiro e sobre o processo contra a empresa alemã, leia as matérias da Folha de São Paulo: aqui e aqui.

Página Inicial

Voltar