Encontro de apoio a André do Mato Dentro e ao rio São João - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Encontro de apoio a André do Mato Dentro e ao rio São João

13/06/2019

Coletivos organizam ato na comunidade para a proteção do rio ameaçado pelas obras da mineradora Vale

O Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela convida todos a se reunirem em André do Mato Dentro, município de Santa Bárbara, no próximo sábado (15), a partir das 10h. O encontro é um ato para defender as águas do rio São João e a comunidade, ameaçados pela mineração. Cada um é convidado a trazer alimentos para participar de um piquenique comunitário às margens do rio.

Em nome da emergência de conter os rejeitos do possível rompimento da barragem Sul Superior, a Vale tem usado o terrorismo das barragens para expulsar as comunidades e dominar o território onde pretende implantar dois megaprojetos minerário: Baú e Apolo.

A empresa está construindo um “cânion” em um morro, devastando remanescentes de Mata Atlântica protegidos por lei, além de um depósito para 3 milhões de metros cúbicos de rejeito no leito do rio São João, na parte mais baixa de André do Mato Dentro. Máquinas tem trabalhando 24 horas por dia, avançando sobre o território da comunidade rural, sem dar maiores informações aos moradores.

“Esse momento de encontro é importante para que conheçam a situação imposta pela empresa a André, assim como uma forma de fortalecer a comunidade e aqueles que lutam pelas águas do Gandarela”, convida Maria Teresa Corujo, ambientalista.

Destruição do rio São João, territórios e vidas

As obras começaram sem nenhuma consulta à comunidade, que percebeu a operação próxima ao leito do rio São João. Nem natureza e nem moradores tiveram vez: a Vale conseguiu na justiça o direito de invadir territórios em nome da segurança em caso de rompimento. A empresa causa mais destruição e sofrimento utilizando o risco que ela mesma criou com suas estruturas (barragem Sul Superior e talude da cava de Gongo Soco).

A intervenção feita pela Vale foi permitida depois que um juiz de plantão autorizou a empresa a ocupar terrenos particulares na área rural de Santa Bárbara e Barão de Cocais. A empresa responsável pela tragédia em Brumadinho, requereu ao judiciário sigilo e multa de R$ 10 milhões por dia para os proprietários que não deixassem as máquinas entrar.

Conheça André do Mato Dentro

André é lugar privilegiado com suas nascentes de água de classe especial e cachoeiras que formam o rio São João, que passa no município de Barão de Cocais e onde a Copasa capta a água daquela cidade. É também rodeado por serras e está a cerca de 3 km da Serra do Gandarela e do Parque Nacional, formando uma linda paisagem natural, atrativos para quem procura tranquilidade e ar puro.

Serviço

Encontro em André do Mato Dentro

Data: 15/06, sábado

Horário: 10h ás 16 horas

Centralidade de André do Mato Dentro

Mais informações: Teca (98679-2357) e Glória (99609-2848)

Página Inicial

Voltar