25/05/2016
Ficou acordado que no dia 5 de junho acontecerá uma manifestação em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente e no dia 5 de julho, será realizada a entrega das assinaturas aos deputados.
Mais de 23 mil assinaturas, vindas de todo o estado de Minas já foram coletadas pela campanha “Mar de Lama Nunca Mais” lançada e abraçada por entidades ambientais e a sociedade civil. A proposta de acordo com o promotor de Justiça e coordenador da força-tarefa do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, é que se aumente esse número até o mês de julho quando o projeto será entregue a Assembleia mineira.
“O Projeto de Lei pretende aumentar o rigor na fiscalização de barragens de mineração. A proposta foi elaborada pela força-tarefa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que atua nas investigações do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, há exatos seis meses”, disse.
Para continuar na mobilização e preparar os próximos passos das propostas se reuniram no prédio do Ministério Público, integrantes do Projeto Manuelzão, Família Franciscana, Movimento Estudantil, Serra da Moeda e do Gandarela, Ponto Terra entre outros. “A adesão da sociedade civil à campanha evidencia a preocupação da população mineira com a situação das barragens de mineração no Estado, o que reforça a necessidade de que a legislação estadual seja revista, a fim de evitar novas tragédias.
O grande número de assinaturas em apoio ao projeto de Lei demonstra a legitimidade da proposta”, afirmou o coordenador do Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano.
Ficou acordado com os participantes que no dia 5 de junho acontecerá uma manifestação em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente com a presença de todos os parceiros envolvidos e da população e no dia 5 de julho, será realizada a entrega das assinaturas aos deputados.
Em ambas as datas, os movimentos e o Ministério Público esperam uma grande mobilização da sociedade para que a aprovação do Projeto realmente aconteça e que as autoridades percebam que a população não quer mais tragédias como a de Mariana. “Não podemos mais ficar reféns dessa economia destrutiva e que não compactua com as demandas da sociedade. Precisamos agora mudar o rumo de nossa história”, disse um dos participantes.
A meta agora é que todos trabalhem para aumentar o número de assinaturas. “E é justamente com o objetivo de dar ainda mais robustez à campanha e ampliar as chances de que todos os eleitores mineiros que acreditam na necessidade de mudança possam dar sua assinatura favorável ao projeto que o uma nova meta está sendo proposta somar mais e mais assinaturas”, revelou o promotor ao argumentar que, o apoio recebido desde o lançamento da campanha atesta a pertinência do projeto de Lei, que poderá efetivamente mudar a forma de controle e de gestão das barragens destinadas à disposição final ou temporária de rejeitos de mineração no Estado. “Queremos que todos aqueles que acreditam na proposta tenham a oportunidade de dar sua contribuição à campanha e participar de fato dessa mudança que buscamos em Minas Gerais”.
Participe. Ainda dá tempo!
Você ainda pode conhecer e assinar a proposta na sede do Projeto Manuelzão, Ongs parceiras ou nas repartições do Ministério Público (www.mardelamanuncamais.com.br).