Escola Municipal Maria Silveira recebe projeto “Água Nossa”

20/09/2016

Crianças do quarto ao oitavo ano conheceram os córregos da região da Pampulha. O objetivo foi conhecer a bacia hidrográfica da região e conscientizar as crianças.

Na tarde de ontem, segunda-feira (19), crianças do quarto ao oitavo ano da Escola Municipal Maria Silveira tiveram a oportunidade de conhecer os córregos que cercam a área onde estudam, na região da Pampulha.
O projeto “Água Nossa- conhecendo e adotando microbacias urbanas”, que possui parceria com várias escolas, tem como um dos objetivos fazer com que os alunos conheçam mais as bacias hidrográficas das regiões de onde vivem e conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância de preservar o meio ambiente.

“Essas parcerias complementam o que já é trabalhado em sala de aula. Então a gente sai um pouco da teoria dos livros e leva os alunos para conhecerem a realidade, porque muitas vezes eles não veem aquilo que está nos livros, no espaço onde vivem”, explica o monitor Genário Banfi.

O trajeto do passeio incluiu os córregos no Aeroporto da Pampulha e o encontro dos arroios Engenheiro Nogueira e Pampulha. Um dos exercícios contidos nas atividades da tarde foram observar a quantidade de lixo contido nos arredores dos córregos e anotar nos relatórios.

“Questões como nascentes, que ficavam muito na teoria, não eram muito claras para eles. O lixo reciclável então, nem se fala. Agora, eles chamam a atenção dos colegas da escola, em casa e em outros lugares também, pois os alunos contam que veem outras pessoas jogando o lixo na rua contam para a gente, pois eles gostam de mostrar que aprenderam”, ressalta a professora Kênia da Lucia Silva Prata.