Está no ar a edição especial da Revista Manuelzão feita em parceria com o Pró-Mananciais da Copasa - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

18/04/2022

Novo número da revista, focado em educação ambiental, é fruto da colaboração com o Programa de Proteção e Recuperação de Mananciais da companhia

O primeiro número de 2022 da Revista Manuelzão é uma edição especial focada em educação ambiental, realizada em parceria com o Programa de Proteção e Recuperação de Mananciais da Copasa, o Pró-Mananciais. O mote é cuidar de onde os rios nascem: proteger os cursos d’água desde a nascente e promover a educação ambiental desde a infância. Para nós, a educação e a transformação cultural são inseparáveis.

A proposta pedagógica de mobilização com as escolas gira em torno de uma série de ações que buscam debater a sustentabilidade socioambiental, com foco na proteção dos mananciais de abastecimento e do saneamento ao longo da bacia do Rio das Velhas, principalmente no Alto Rio das Velhas – região do Quadrilátero Ferrífero-Aquífero de Minas Gerais.

Discutimos o papel da escola na transformação ambiental, a proposta de escola uma ecológica, frisamos conceitos básicos como o ciclo da água e debatemos outros mais complexos como o contexto da bacia hidrográfica do Rio das Velhas e a mudança da mentalidade social.

Um dos destaques é o artigo dos pesquisadores Carlos Bernardo Alves e Paulo Santos Pompeu sobre a adoção do peixe como o principal bioindicador da qualidade da água na bacia do Rio das Velhas. Os bioindicadores, como indicam o nome, são seres vivos utilizados para a avaliação da qualidade ambiental de determinado local. Os pesquisadores versam sobre a importância dessa escolha e a história de luta do Projeto Manuelzão pela volta do peixe ao rio.

Também contamos sobre o fim da primeira fase do Cultivando Águas, que construiu sete cisternas para captação de água da chuva em diferentes comunidades do município de Lassance, no Norte de Minas, e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto de tecnologia social promoveu a troca de conhecimentos entre integrantes do projeto e moradores locais e ajudou as comunidades na busca pela autonomia hídrica.

Reeditamos textos presentes na Revista Manuelzão 72 que ensinam de forma prática técnicas que boa parte de nós podemos empregar em casa para diminuirmos impactos ao meio ambiente e aumentarmos nossa qualidade de vida e daqueles a nossa volta. Já se perguntou como fazer uma compostagem, como separar para reciclagem e descarte adequado os resíduos que geramos ou mesmo como fazer uma horta orgânica? Ensinamos neste número.

Por fim, trazemos quatro jogos pedagógicos que apresentam de maneira lúdica e estimulante conceitos e temas relacionados ao universo hídrico, como biodiversidade aquática, a lógica da bacia hidrográfica, poluição das águas e saneamento, doenças de veiculação hídrica, gestão das águas nas cidades, os topos de morro e as áreas de recarga de aquíferos, entre muitos outros.

A Edição Especial Pró-Mananciais da Revista Manuelzão pode ser lida aqui. Boa leitura!