Exposição Cartão-postal, do artista Marcelo AB - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Exposição Cartão-postal, do artista Marcelo AB

03/06/2023

Série de ilustrações em lápis de cor da Serra do Curral será exposta durante junho, na capital mineira

O Projeto Manuelzão tem a satisfação de se associar e apoiar a exposição Cartão-postal, do artista Marcelo AB, que aborda a natureza e a simbologia da Serra do Curral, em uma série de desenhos em lápis de cor. A exposição ocupa a Singular Galeria de Arte, em Belo Horizonte, entre 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e 17 do mesmo mês. O evento de abertura será realizado no próximo sábado, 3 de junho, de 10h30 às 15h.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Prefeitura de Belo Horizonte em função de sua riqueza ambiental, cênica e mística, a Serra do Curral é emblema de pertencimento ao local para a população da capital e das cidades vizinhas Sabará e Nova Lima.

A exposição reúne uma obra censurada em 1976, no 8º Salão de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte, em que o artista criticava a intervenção na Serra do Curral, junto de 17 desenhos em lápis de cor de trechos da serra que não sofreram com a interferência humana. Desta vez, Marcelo foca-se na “natureza pródiga e bela” da Serra do Curral, como nos antigos cartões postais.

Com a curadoria do professor da Escola de Belas Artes da UFMG, Rodrigo Vivas, Cartão-postal estará em exibição na Singular Galeria de Artes, de 5 a 17 de junho. A Singular fica na Rua Curitiba, 1592, no bairro Lourdes, em Belo Horizonte, e está aberta à visitação de 10h às 12h e de 14h às 18h. O evento de abertura será realizado no sábado, 3 de junho, das 10h30 às 15h.