23/05/2019
Projeto Hidroambiental “Fechos, Eu Cuido!”
PROGRAMAÇÃO
17h30 às 18h00: Credenciamento
18h00 às 18h20: Apresentação Cultural
18h20 às 19h00: Apresentação sobre o projeto hidroambiental “Fechos, Eu Cuido!” e sua importância para a Estação Ecológica de Fechos.
Exibição do vídeo de sensibilização ambiental
19h00 às 19h30: Lançamento da 2ª Edição da Revista “Fechos, Eu Cuido!”
19h30 às 21h00: Painel – Potencialidades e Desafios da Estação Ecológica de Fechos (EEF)
Mediação: Camila Althertum – Conselheira do Subcomitê de Bacia Hidrográfica Águas da Moeda (SCBH Águas da Moeda)
Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM); Principais desafios para a gestão das águas no Estado de Minas Gerais e relevância hídrica da EEF.
Instituto Prístino: Contribuições da pesquisa científica e da socialização do conhecimento.
Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG): Projeto de Lei Nº 96/2019 que propõe expansão da EEF e sua tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). CBH Rio das Velhas: Gestão participativa dos recursos hídricos e a continuidade do projeto hidroambiental “Fechos, Eu Cuido!”.
21h00 às 21h40: Coquetel de Celebração
OUTRAS INFORMAÇÕES
O PROJETO HIDROAMBIENTAL “FECHOS, EU CUIDO!”
O projeto hidroambiental “Fechos, Eu Cuido!” é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e Subcomitê de Bacia Hidrográfica Águas da Moeda (SCBH Águas da Moeda), com apoio técnico da Agência Peixe Vivo. A execução é feita pela empresa Consominas Engenharia. O projeto reúne ações de Comunicação Social e Mobilização Social e Comunitária em torno da importância hídrica da Estação Ecológica de Fechos (EEF) em Nova Lima/MG e sua expansão.
A EEF abriga cursos d’água com capacidade para abastecer cerca de 135 mil habitantes da região Centro-Sul de Belo Horizonte e Nova Lima-MG. A EEF é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral destinada à preservação da natureza e à realização de pesquisas científicas. A área possui localização privilegiada ao estar situada na porção Sul da Serra do Espinhaço, uma vez que toda essa Serra é reconhecida como Reserva da Biosfera pela UNESCO. A região também abriga diversas espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção no Brasil e no mundo, além de espécies endêmicas e exóticas.
Documentos oficiais do projeto “Fechos, Eu Cuido!”: http://cbhvelhas.org.br/subcomite-aguas-da-moeda/
SERVIÇO
🔸Data: 23/05/2019 (quinta-feira) – Entrada gratuita
🔸Horário: 17h30 às 21h40
🔸Inscrições: https://bit.ly/2VdolHt
🔸Local: Auditório C – Faculdade de Direito Milton Campos (Rua Senador Milton Campos, 202, Vale do Sereno, Nova Lima/MG)
🔸Saiba mais: http://bit.ly/2M04VT4