Instituto Guaicui/Projeto Manuelzão é eleito membro efetivo do CBH Rio São Francisco

03/08/2016

Os eleitos irão compor o quadro dos 124 membros a serem empossados em plenária que acontecerá em Belo Horizonte nos dias 13 e 14 de setembro.

Na última quinta-feira (28), em plenária realizada na cidade de Lagoa da Prata, o Comitê da Bacia do Rio São Francisco elegeu 12 novos membros para a próxima composição do Comitê. Foram eleitos representantes dos segmentos Consórcios e Associações Intermunicipais de Bacias Hidrográficas, Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa e Organizações Civis (ONG). Eles vão compor o quadro dos 124 membros a serem empossados em plenária que acontecerá em Belo Horizonte nos dias 13 e 14 de setembro.

O segmento Organizações Não Governamentais foi o que registrou maior número de concorrentes – cerca de 60 instituições. Nos demais segmentos, a concorrência não chegou a cinco interessados. O Instituto Guaicui/Projeto Manuelzão conseguiu se eleger e é um dos representantes da sociedade civil no Comitê. Ronald Carvalho representará a instituição. Para o presidente do Instituto Guaicui /Projeto Manuelzão, Procópio de Castro que também esteve presente na reunião, a eleição foi um processo eleitoral democrático e concorrido, mas elegeu instituições comprometidas e que com certeza darão continuidade as ações em prol da revitalização e sustentabilidade do rio São Francisco. “A proposta é desenvolver junto ao Comitê políticas efetivas para a revitalização do rio São Francisco, definir estratégias para o tratamento sanitário na capital e envolver a Bacia do Rio das Velhas, um dos mais importantes afluentes do São Francisco”, disse.

A Associação de Usuários da Bacia Hidrográfica do Rio Pará representada por Regina Greco também será uma das entidades suplentes.

Outros eleitos

Segundo informações do site do CBH Rio São Francisco, no segmento de Consórcios e Associações Intermunicipais as vagas ficaram com o Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias – Comlago (titular) e a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco – AMMES (suplente). No segmento Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa, ficaram com as vagas a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Abes (titular) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA (suplente). Já no segmento de Organizações Não Governamentais os representantes titulares serão o Instituto Opará: Cultura Meio Ambiente e Cidadania, a Associação Ambientalista do Alto São Francisco, a Associação Comunitária de Estiva II. Como suplentes, foram eleitos: Movimento Ecológico São Francisco de Assis, Associação dos Apicultores de Engenheiro Navarro, Associação de Usuários do Rio Pará e Associação Comunitária Sobradinho II.