Manifestação vai protestar contra crime ambiental na região do Caiçara

20/09/2011

No dia da árvore, manifestantes se reúnem para pedir respeito às nascentes do córrego Cascatinha

Nesta quarta, o Projeto Manuelzão, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove uma manifestação simbólica em prol da recuperação e preservação das nascentes do córrego Cascatinha. Os manancias, localizados em um terreno particular no bairro Caiçara, foram soterrados devido a obras de loteamento irregular no local. O desmatamento ilegal também é um problema: o terreno, que possui 3,3 mil metros quadrados, teve cerca de 80% da área desmatada ou queimada.

O córrego Cascatinha é um dos afluentes do Engenho Nogueira, que deságua no Ribeirão do Onça e que, por sua vez, é tributário do Rio das Velhas. Na tarde desta segunda, dia 19, a Secretaria de Meio Ambiente realizou uma operação de fiscalização junto às polícias Militar e Ambiental com o objetivo de paralisar a devastação e a obra e autuar o responsável.

O evento irá reunir integrantes dos Núcleos Manuelzão, alunos de escolas da região, moradores do bairro e autoridades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O objetivo da manifestação é reivindicar não só a preservação das nascentes do Cascatinha, mas também a de outras e, consequentemente, dos nossos córregos e rios. No encontro serão recolhidas assinaturas em prol da recuperação das nascentes, da área e pela criação de um parque na região.

Dia: 21 de setembro
Local: Rua Rodeio, 128, Bairro Caiçara

Contatos
Nirma Damas, integrante do Núcleo Manuelzão Cascatinha: (31) 9657-6323 / (31) 8398-5149