Manuelzão, Guaicuy e associações assinam nota de repúdio a condução de eleição de ONGs para Comitê de Bacia do São Francisco - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

30/07/2021

Processo de habilitação de organizações para o comitê foi cancelado na véspera das eleições, sem esclarecimento público. Prazos e exigências legais não haviam sido descumpridos. Leia na íntegra a seguir:

NOTA DE REPÚDIO À CONDUÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL DAS ONGS PARA O COMITÊ DO RIO SÃO FRANCISCO

As Entidades signatárias desta Nota de Repúdio manifestam o seu mais veemente protesto quanto à condução do processo eleitoral das Organizações da Sociedade Civil ao Comitê de Bacia do Rio São Francisco, pelos motivos e considerações seguintes:

– O Processo foi amplamente publicizado e divulgado para todos os entes da sociedade civil, governo e setor privado por meio de Edital da Comissão Eleitoral do CBH-SF que estabelecia as regras das eleições;

– Contou-se, inclusive, com a contratação de uma empresa, pelo CBH-SF, para promover a mobilização de todas as entidades da sociedade civil, devidamente registradas, em toda a Bacia, para a participação no processo.

– Tudo transcorreu dentro da normalidade, com a observância, por parte das entidades, de todos os prazos e requisitos legais para a participação, com o rigoroso acompanhamento da Comissão Eleitoral.

– As eleições de todos os segmentos já haviam ocorrido e, pelo calendário oficial, faltava acontecer apenas a plenária final de eleição das entidades da sociedade civil devidamente habilitadas.

– Na véspera da eleição, o processo foi suspenso de forma intempestiva, uma vez que todos os prazos de recursos ou impugnações se haviam esgotado; e sem que qualquer explicação ou esclarecimento público, sobre tamanha violência contra o processo democrático instituído, fossem dados.

– Posteriormente, no Ato Deliberativo 01/2021, sem data, a comissão eleitoral decide pelo cancelamento de toda a fase de habilitação das ONGs.

Ora, se todo o processo se deu respeitando o calendário, os prazos e todas as exigências do Edital que o regia, com o acompanhamento da Comissão Eleitoral, não há que se falar em ocorrência de qualquer ilegalidade ou num processo não democrático e, por isso, não podemos nos omitir, diante da democracia e do processo eleitoral maculados de forma tão brutal e inconsequente.

Isto não condiz e não contribui com a história e o importante papel do CBH-SF!

Se houve dúvidas quanto ao conteúdo dos relatórios apresentados, a comissão poderia tão-somente solicitar a sua complementação, no prazo recursal previsto no Edital, instrumento legal de regramento do processo eleitoral.

Neste sentido, e plenamente justificado, as entidades signatárias deste documento solicitam a revisão desta iniciativa e o imediato cancelamento de tal ato deliberativo 01/21, em nome da manutenção da integridade moral, ética, legal e política do Comitê do Rio São Francisco e da sua história.

Minas Gerais, 27 de julho de 2021.

Assinam:

Instituto Guaicuy/Projeto Manuelzão