Mineração ameaça Serra do Rola-Moça - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Mineração ameaça Serra do Rola-Moça

07/06/2019

Prefeitura de Brumadinho apoia o retorno da mineração ao território

A área de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Grande BH, tem uma difícil relação com a extração de minério de ferro, devido à delicada situação dos recursos hídricos que vertem dali para a região e à reserva de biodiversidade da unidade. Duas ações chamavam mais a atenção. A primeira, que está paralisada, era a fusão de duas minas da Vale, a Jangada e a Córrego do Feijão, entre Brumadinho e Sarzedo.

O motivo foi o rompimento das barragens 1, 4 e 4A, desta última mina, em 25 de janeiro. Agora, o apoio da Prefeitura de Brumadinho ao segundo empreendimento, da Mineração Geral do Brasil (MGB), que planeja operar na Mina de Casa Branca, na região do parque, fez com que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH-Rio das Velhas) e o Projeto Manuelzão criticassem energicamente essa decisão. A prefeitura já afirmou que a situação econômica se agravou muito sem os impostos da extração mineral, mas aponta que apoia o projeto pela recuperação ambiental e a MGB garante que o intuito é levantar dinheiro com as lavras para fechá-las.

Em carta aberta, o Projeto Manuelzão aponta que o apoio da prefeitura ao empreendimento começa sendo inoportuno, por causa do rompimento da barragem em Brumadinho. “Existem outras formas de gerar empregos e renda para a população e é dever da prefeitura fomentar essas atividades que extingam a dependência da mineração”.

Fonte: Jornal Estado de Minas

Página Inicial

Voltar