Mineração e barragens são discutidos em encontro do curso de Arquitetura da UFMG - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

10/04/2019

A equipe do Projeto Manuelzão estará presente no evento, fazendo lançamento do livro “Mar de Lama da Samarco na Bacia do Rio Doce – Em busca de respostas”, às 10h30.

Na disciplina “Diálogos Metropolitanos”, os alunos de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG entram em contato com diversas questões que compõe o cenário urbano da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Fruto das discussões dessa disciplina, o encontro “Descoloniza – Luta e Lama”, que acontece nesse sábado (13), no auditório da Escola de Arquitetura, discute o problema da mineração e das barragens na região de Raposos.

Parque do Barrocão recebe a visita de alunos de Arquitetura da UFMG

Cerca de 30 alunos e 3 professores do curso de Arquitetura da UFMG visitaram o Parque do Barrocão, em Matozinhos, no último sábado (06).

A visita é uma continuidade da disciplina Diálogos Metropolitanos, e o trabalho desenvolvido pelos alunos envolve a elaboração de projetos para viabilização de infraestrutura e funcionamento do parque ecológico, além da instalação de equipamentos como aparelhos de ginástica e bancos ao redor do parque.

O Parque

O Parque Municipal Ecológico do Barrocão foi criado em 11/11/2014, por meio da Lei Municipal 2268, com a proposta de ser um espaço de lazer, educação ambiental, prática de esportes e melhoria na qualidade de vida da população de Matozinhos. A área tem 13,4 hectares e localiza-se no Bairro São Paulo. O local possui vegetação com os biomas Mata Atlântica e Cerrado, o que lhe proporciona uma peculiar paisagem.

O encontro