Foto de incêndio na Serra do Gandarela fica em 2º lugar em concurso internacional - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Foto de incêndio na Serra do Gandarela fica em 2º lugar em concurso internacional

25/05/2022

Registro de Robson de Oliveira, integrante do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela, venceu etapa nacional e ficou com o vice mundial de concurso da Wikipedia

O fotógrafo brasileiro Robson de Oliveira, morador de Raposos e integrante do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela, obteve o segundo lugar no concurso internacional  Wiki Loves Earth [Wiki Ama a Terra], da enciclopédia virtual Wikipedia, que avaliou fotografias de áreas protegidas na natureza do mundo inteiro. O resultado foi divulgado na última quinta-feira, 19.

A foto, de um incêndio no Parque Nacional da Serra do Gandarela em 4 de setembro de 2014, já havia ganho o concurso em âmbito nacional. Sua colocação na etapa nacional, no ano passado, e, agora, na internacional, traz ainda mais visibilidade para a serra, tornando pública mundialmente a ameaça à unidade de conservação. 

Wiki Loves Earth é um concurso internacional anual que ocorre em duas etapas, nacional e internacional. Os participantes devem fotografar a natureza local do seu país e submeter o material ao Wikimedia Commons, um projeto da própria Wikipedia. 

Este ano, o concurso representou duas categorias: paisagens, incluindo árvores e monumentos da natureza, e fotografias em planos fechados, com imagens de animais, plantas e fungos. Esta edição, a décima do concurso, contou com a participação de 34 países e territórios, incluindo a Ucrânia, Grécia e Portugal, que entraram no top 5 mundial junto ao Brasil, ganhador dos dois primeiros lugares. 

Incêndio no Parque Nacional da Serra do Gandarela. Imagem: Robson de Oliveira, CC 4.0

A Serra do Gandarela

O Parque Nacional da Serra do Gandarela se encontra na porção sul da Cadeia do Espinhaço e possui uma grande área intacta de vegetação remanescente da Mata Atlântica em transição com formações de cerrado. Por este motivo, é uma região com grande variedade de espécies. São 311 espécies de aves registradas na região, e, dentre elas, 10 se encontram ameaçadas de extinção.

O parque também é uma região muito importante como fonte de recursos hídricos e de abastecimento para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, sobretudo pelo serviço de recarga de grandes aquíferos que deságuam nas bacias dos rios Doce e das Velhas. 

Página Inicial

Voltar