Pela revitalização do Córrego Capão

07/06/2016

O Núcleo Capão em parceria com o CRAS Lagoa, Projeto Vida, Gerjav – VN realizou em comemoração ao ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’ atividades voltadas a exposição, teatro e apresentações para lembrar a data.

Estudantes das Escolas Municipais Adalto Lúcio Cardoso e Professor Moacir Andrade, dos bairros Lagoa e Céu Azul estiveram presentes e participaram do evento. Para as adolescentes, Gabriela e Rafaela, ambas do ‘Projeto Vida’ apresentaram um número musical com a música ”Planeta água”, inspiradas pelas aulas da oficina de música.“Precisamos cuidar de nossas águas e nossa cidade. O córrego Capão está poluído e por isso queremos que ele volte a ser limpo”, disseram.

Para a coordenadora do CRAS Lagoa, Èlia Brito da Cruz, o intuito foi reunir a comunidade num ato simbólico em defesa do meio ambiente e conscientizá-la da importância de um ambiente saudável para a saúde. “Nosso objetivo é contribuir e sensibilizar a comunidade através das crianças. A conscientização deve acontecer aos poucos e temos trabalhado muito nesse sentido. O ser humano precisa entender que ele é importante e faz parte da mudança”, revelou ao destacar que é necessário fortalecer os vínculos comunitários. “Temos que fazer algo para mudar a realidade de nossa comunidade. O papel do CRAS é trabalhar todas as políticas para que as pessoas sejam protagonistas e sintam o Córrego como parte integrante do território”.

Dentre as atividades também foi exposto pelo Projeto Manuelzão, peixes da Bacia do Rio das Velhas e distribuídas revistas. Apresentação de danças, teatro e capoeira também foram realizadas pelas crianças. Integrantes do Movimento pela Mata do Planalto também participaram da comemoração. Para Ana Drumond, uma das representantes do Movimento, é preciso que haja harmonia ambiental. “È fundamental nos integramos à natureza. Temos que nos preocupar com o que estão fazendo com ela. Não existe progresso se não temos harmonia com nossa casa, que é nosso planeta”.