Núcleo Bacuraus

12/08/2018

A Bacia  A bacia hidrográfica do córrego Bacuraus se localizada na regional Norte de Belo Horizonte abrangendo os bairros Vila Clóris, Conjunto Campo Alegre e Planalto. O córrego Bacuraus é afluente do ribeirão Isidoro maior contribuinte do ribeirão Onça. Obras supostamente de revitalização, realizadas em suas margens pela Prefeitura, na verdade não passaram de uma […]

A Bacia

 A bacia hidrográfica do córrego Bacuraus se localizada na regional Norte de Belo Horizonte abrangendo os bairros Vila Clóris, Conjunto Campo Alegre e Planalto. O córrego Bacuraus é afluente do ribeirão Isidoro maior contribuinte do ribeirão Onça. Obras supostamente de revitalização, realizadas em suas margens pela Prefeitura, na verdade não passaram de uma velha solução para córregos urbanos e não condiz com a palavra revitalização: gabião (retificação com pedras e arame). As nascentes do córrego Bacuraus encontram-se em uma preservada mata, também conhecida como Mata do Maciel, localizada no bairro Planalto. Esta ilha verde em pleno ambiente urbano possui de 300.000 m² abrigando rica biodiversidade além de ser um importante fragmento de Mata Atlântica (bioma protegido por lei).  A mata contém vários cursos d’água, três represas e trinta nascentes catalogadas. No entanto, está sendo alvo de especulação imobiliária e há previsão de construção de prédios no local. Fato que tem sido contestado pela população que luta pela preservação da mata alegando ser inviável o empreendimento previsto devido ao seu grande impacto ambiental, social e urbanístico que viria a causar danos irreversíveis à bacia e conseqüentemente à população.

Logomarca do Núcleo

O Núcleo

 O córrego Bacuraus sempre sofreu com esgoto e lixo clandestino. Essa situação começou a mudar através da união de lideranças comunitárias, agentes de saúde, escolas e religiosos que lutaram em prol da melhoria da qualidade ambiental da região. O Núcleo Manuelzão Bacuraus surgiu dentro deste contexto, em agosto de 2000 para tratar da situação do córrego e suas nascentes.  A mobilização foi intensa contando com palestras, oficinas, seminários sobre meio ambiente, missas no entorno do córrego, teatros de rua e um curso de educação ambiental urbana. Após conquista de projeto para revitalização do córrego o Núcleo se desmobilizou consideravelmente, pois a obra não trouxe a revitalização real adotando técnicas que não respeitaram o leito natural do rio. Apesar das reuniões mensais terem cessado, membros do Núcleo continuam na causa ambiental, acompanhando e participando do Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça. Em 2010 o Núcleo reativou seu espírito de luta organizando várias ações em parceria com associações de bairro em prol Mata do Planalto, também conhecida como Mata do Maciel, importante área verde que abriga 30 nascentes do córrego Bacuraus além de pequenos cursos d’água não contaminados, três represas e rica biodiversidade.

Ações realizadas

  • Filmagens, fotografias, missas e abraço ecológico; 
  • Participação de integrantes do Núcleo no Curso de Educação Ambiental Urbana/COPASA;
  • Visita a estações de Tratamento de Água;
  • Visita a outros Núcleos do Projeto Manuelzão;
  • Instalação da URPV Bacuraus pela GERLU -Regional Norte;
  • Recuperação do Parque Planalto pela Fundação de Parques Municipais;
  • Criação do Parque Municipal Vila Clóris – no local há nascentes;
  • Revitalização de praças da comunidade;
  • Oficinas de educação ambiental;
  • Remanejamento de comunidade que vivia próximo ao córrego.

Integrantes lutam contra a especulação imobiliária na região da Mata do Planalto. (Foto: Rodney Costa)

Desafios

  • Conquista de um parque na área onde se encontram as principais nascentes do córrego Bacuraus;
  • Maior mobilização da comunidade em prol de melhorias na bacia;
  • Conscientizar a população com intuito de eliminar a disposição inadequada de lixo;
  • Manutenção e valorização das áreas verdes e praças existentes na bacia, pela comunidade.

 

A Bacia do córrego Bacuraus tem como área de abrangência  parte da Regional Norte. Conheça o blog dessa Regional.

Página Inicial

Voltar