Núcleo Integrado Cascatinha

12/08/2018

A Bacia O Núcleo Integrado Cascatinha trabalha à montante, ou seja, na região em que se encontra as nascentes principais do córrego Engenho Nogueira. Sua área de abrangência comporta parcial ou integralmente os bairros Caiçaras, Alto Caiçaras, Minas Gerais/Jardim Montanhês, Jardim Alvorada, Padre Eustáquio, Monsenhor Messias, Pedro II e Adelaide. O Núcleo é chamado de […]

Queda d’água do Parque Ecológico do bairro Caiçaras, também chamado de Parque Cascatinha. (Foto: Acervo Manuelzão)

A Bacia

O Núcleo Integrado Cascatinha trabalha à montante, ou seja, na região em que se encontra as nascentes principais do córrego Engenho Nogueira. Sua área de abrangência comporta parcial ou integralmente os bairros Caiçaras, Alto Caiçaras, Minas Gerais/Jardim Montanhês, Jardim Alvorada, Padre Eustáquio, Monsenhor Messias, Pedro II e Adelaide. O Núcleo é chamado de integrado devido aos 3 córregos da região: Prentice Coelho, Pandiá Calógeras/Antônio Henrique Alves e Cascatinha.

Os problemas da bacia detectados pela comunidade na região são: esgoto a céu aberto e poluição dos córregos Cascatinha e Prentice Coelho; disposição inadequada de lixo; retirada de mata ciliar e assoreamento de rios; participação descontínua das escolas em ações de mobilização e falta de envolvimento maior da comunidade em prol de melhorias locais.

Logomarca do Núcleo

O Núcleo

O Núcleo Integrado Cascatinha formou-se em 2003 quando moradores da região tiveram seu primeiro contato com o Manuelzão e perceberam como sua luta estava ligada à proposta do Projeto. O Núcleo é formado principalmente por associações de bairro que desde 1986 lutam em prol de causas ambientais como, por exemplo, a preservação de áreas verdes e cursos d’água em leito natural. Um exemplo de conquista destas associações foi o Parque Ecológico do Bairro Caiçara área verde na qual há vegetação nativa e espaços de lazer, além de uma queda d’água natural. Já como Núcleo, este grupo formado por associações de bairro, escolas, centros de saúde, instituições religiosas e grupo de escoteiros, realizou várias ações junto à comunidade, escolas e poder público. Recentemente sua a área foi contemplada pelas obras do Projeto Drenurbs (PBH) que visa a revitalização de fundos de vale em Belo Horizonte. O Cascatinha lutou pela não canalização de trechos do córrego e conquistou representação jurídica por meio da Associação Cascatinha que visa se tornar em breve uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Organizaram o Programa Pampulha Viva desde 2010 e atualmente suas ações são integradas com os demais Núcleos da bacia: Núcleo Engenho Nogueira e Núcleo Brejinho. 

Miniexpedições com alunos de escolas da região. (Foto: Acervo Manuelzão)

Ações realizadas

  • Conquista da Revitalização do Parque Ecológico do Bairro Caiçaras; 
  • Obras do Drenurbs; 
  • Caminhadas Ecológicas; 
  • Trechos de rios não canalizados; 
  • Miniexpedições com empresas e alunos de escolas da região;  
  • Visitas Técnicas para reconhecimento da bacia e levantamento dos seus principais potenciais e problemas;  
  • Participação em eventos ambientais como o FestiVelhas, Expedições do Projeto Manuelzão, Seminário Internacional de Revitalização de Rios; e acadêmicos como Seminário Claudio Peres (Geografia –PUC), Congresso de Ecologia do Brasil; 
  • Participação no Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça; 
  • Auxilio em monografias de final de curso realizadas por estudantes universitários que tem interesse em conhecer e estudar sobre a mobilização do Núcleo; 
  • Organização e coordenação do Programa Pampulha Viva; 
  • Mobilização para e participação dos Cursos: Bacia Hidrográfica como Instrumento Pedagógico e Mapeamento Participativo (Projeto Manuelzão/ MEC).

Desafios

  • Mobilizar a comunidade, empresas e poder público em prol do fim do assoreamento de nascentes, lançamento clandestino de esgoto no rio, disposição inadequada de lixo;
  • Expandir a disseminação de informações sobre a bacia, potenciais e problemas desta visando à maior participação da comunidade na luta por melhorias locais;
  • Identificar e estimular a preservação de nascentes na região;
  • Envolvimento maior das escolas em ações contínuas de mobilização e conscientização.

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