Núcleo João Gomes

12/08/2018

A Bacia A Bacia Hidrográfica do Córrego João Gomes se localizada inteiramente no município Contagem abrangendo os bairros Jardim Laguna, CEASA, Novo Progresso entre outros. O Córrego deságua no Sarandi, importante afluente da Bacia do Ribeirão do Onça, tanto pela sua extensão considerável quanto pelo fato de integrar a Lagoa da Pampulha. A região apresenta […]

Uma das nascentes do córrego João Gomes. (Foto: Acervo Manuelzão)

A Bacia

A Bacia Hidrográfica do Córrego João Gomes se localizada inteiramente no município Contagem abrangendo os bairros Jardim Laguna, CEASA, Novo Progresso entre outros. O Córrego deságua no Sarandi, importante afluente da Bacia do Ribeirão do Onça, tanto pela sua extensão considerável quanto pelo fato de integrar a Lagoa da Pampulha.

A região apresenta um alto índice demográfico, pavimentação de muitas vias, e coleta de lixo regular, atendendo praticamente toda a população. No entanto, parte dos moradores ainda deposita lixo em terrenos baldios, ou muitas vezes, às margens dos córregos, o que favorece a poluição e a degradação do João Gomes.

A Bacia do Córrego João Gomes é caracterizada por um grande número de nascentes, áreas verdes e córregos em leito natural. Um exemplo ocorre próximo ao inicio da Avenida Dois em que há uma área verde com várias nascentes a qual o Núcleo luta para se tornar um Parque. Esta mesma Avenida abriga uma praça na qual passa afluentes do córrego João Gomes que foi revitalizada recentemente deixando de ser totalmente canalizada para transformar-se em uma área de convivência da população com o córrego. No entanto, parte da comunidade ainda é a favor de canalizações e podemos ver a falta de cuidado com rio quando nos deparamos com assoreamento, desmatamento, depósito inadequado de lixo e soterramento de córregos e nascentes.

O Núcleo

O Núcleo João Gomes formou-se em 2008 a partir da mobilização de professores da Escola Municipal Maria Silva Lucas (CAIC-Laguna), que desejavam realizar ações em prol da melhoria da qualidade ambiental da região em que a escola se localiza. Esse grupo de pessoas solicitou o apoio do Projeto Manuelzão e realizou neste mesmo ano o curso de qualificação para mobilizadores, organizado pelo Projeto.

Em 2009 outras escolas, Secretarias de Educação e Meio Ambiente, assim como associações localizadas na bacia foram convidadas a participar do Núcleo. E desde então o grupo tem planejado e realizado ações que visem à sensibilização de alunos e da comunidade quanto a problemas e potenciais da região.

O grupo que integra o Núcleo é diversificado (escolas, associações, e poder público e Projeto Manuelzão) e está em constante formação. Quando às escolas participantes podemos citar: E.M. Albertina Alves Nascimento, E.M. Maria Silva Lucas, E.M. Pe. Joaquim, E.E. José da Silva Couto, E.E. Laurita de Mello Moreira, E.E.Profª Lígia Maria de Magalhães. Associações: Associação do Bairro Colorado, Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso (AMONP) e Associação do Bairro Morada Nova.

Reunião do Núcleo. (Foto: Acervo Manuelzão)

Ações realizadas

  • Visitas monitoradas com alunos às nascentes e áreas verdes;
  • Participação em eventos ambientais: Mostra Ambiental de Contagem, Dia Mundial de Limpeza de Praias, Caminhada pelas Águas, Expedição Manuelzão 2009;
  • Integram o Programa Pampulha Viva;
  • Diagnóstico participativo para reconhecimento da Bacia e levantamento dos seus principais problemas e potenciais;
  • Concurso para mascote e da logomarca do Núcleo junto aos alunos das escolas da região;
  • Participação no Seminário Internacional de Rios e no Curso Bacia Hidrográfica como Instrumento Pedagógico (Projeto Manuelzão/MEC)
  • Reuniões mensais fixas.

 

Desafios

  • Interceptação de esgoto;
  • Mobilizar a população em prol da eliminação de disposições inadequada de lixo doméstico e materiais de construção, pois estes favorecem o aparecimento de roedores e insetos transmissores de doenças, além de poluir o córrego;
  • Divulgar informações em relação à bacia, importância do córrego e mobilizar mais pessoas em prol da melhoria ambiental local;
  • Conscientizar moradores, empresas e cobrar ações destes e do poder público quanto a impactos como assoreamento de córregos /nascentes, ocupação desordenada de encostas/ fundos de vales.

Página Inicial

Voltar