12/08/2018
A Bacia Parque Nossa Senhora da PiedadeA bacia hidrográfica do córrego Nossa Senhora da Piedade localiza-se na região Norte de Belo Horizonte abrangendo os bairros Aarão Reis, São Gonçalo, Minaslândia, Providência e Guarani. O curso d’água principal, afluente do Ribeirão Onça, possui extensão de 1.093m e é um importante referencia na luta pela revitalização de […]
Parque Nossa Senhora da PiedadeA bacia hidrográfica do córrego Nossa Senhora da Piedade localiza-se na região Norte de Belo Horizonte abrangendo os bairros Aarão Reis, São Gonçalo, Minaslândia, Providência e Guarani. O curso d’água principal, afluente do Ribeirão Onça, possui extensão de 1.093m e é um importante referencia na luta pela revitalização de dos córregos em Belo Horizonte.
Antigamente, o córrego Nossa Senhora da Piedade se chamava córrego São José do Onça. Com o decorrer dos anos, a comunidade passou a chamá-lo de córrego Nossa Senhora da Piedade, devido à construção da Igreja em homenagem a Santa. Naquela época, existiam vários olhos d’água, em toda sua extensão, que formavam corredeiras com água límpida. As corredeiras sumiram, parte das nascentes foram aterradas para a construção de casas e alguns metros do rio foi canalizado dando lugar à Avenida Nossa Senhora da Piedade. No entanto, o restante do córrego, após muita luta pela comunidade, foi revitalizado dando lugar ao Parque N. Srª.da Piedade, sede do Centro de Educação Ambiental da Regional Norte (CEA-Norte).
O Núcleo Manuelzão Nossa Senhora Piedade surgiu em 2001 após várias discussões promovidas pela E.M.Hélio Pellegrino em conjunto com Associações de Bairro e Centros de Saúde, devido ao grande número de casos de alunos que faltavam à aula por estarem com diarréia, doença associada ao contato com água contaminada. A degradação da bacia era nítida: esgoto domiciliar e industrial a céu aberto contaminando as águas, lixo às margens do rio e em vários pontos da bacia atraindo vetores de doenças.
O Núcleo realizou várias ações de mobilização com intuito conscientizar a população sobre a questão da destinação correta do lixo, importância da recuperação da bacia com a despoluição de suas águas e a valorização da biodiversidade ainda presente na região. Após vários anos de luta em prol da melhoria da qualidade de vida local, o Núcleo conquista, em 2008 o Parque Nossa Senhora da Piedade (obra realizada pelo DRENURBS- Prefeitura de Belo Horizonte). Este possui uma área aproximada de 59.000 m² e passou a ser referência em educação ambiental na regional Norte, pois lá se encontra o Centro de Educação Ambiental desta regional (CEA-Norte). A coordenação do CEA ocorreu inicialmente por uma integrante do Núcleo N. Srª. da Piedade que auxiliou na estruturação de ações de educação ambiental no Parque valorizando esta área como local potencial para falar e mostrar que mudança de atitude e melhoria da qualidade de vida são possíveis em bacias urbanas.
A Bacia do córrego Nossa Senhora da Piedade tem como área de abrangência parte da Regional Norte. Conheça o blog dessa Regional.