Núcleo Nossa Senhora da Piedade

12/08/2018

A Bacia Parque Nossa Senhora da PiedadeA bacia hidrográfica do córrego Nossa Senhora da Piedade localiza-se na região Norte de Belo Horizonte abrangendo os bairros Aarão Reis, São Gonçalo, Minaslândia, Providência e Guarani. O curso d’água principal, afluente do Ribeirão Onça, possui extensão de 1.093m e é um importante referencia na luta pela revitalização de […]

A Bacia

Parque Nossa Senhora da Piedade

Parque Nossa Senhora da PiedadeA bacia hidrográfica do córrego Nossa Senhora da Piedade localiza-se na região Norte de Belo Horizonte abrangendo os bairros Aarão Reis, São Gonçalo, Minaslândia, Providência e Guarani. O curso d’água principal, afluente do Ribeirão Onça, possui extensão de 1.093m e é um importante referencia na luta pela revitalização de dos córregos em Belo Horizonte.

Antigamente, o córrego Nossa Senhora da Piedade se chamava córrego São José do Onça. Com o decorrer dos anos, a comunidade passou a chamá-lo de córrego Nossa Senhora da Piedade, devido à construção da Igreja em homenagem a Santa.  Naquela época, existiam vários olhos d’água, em toda sua extensão, que formavam corredeiras com água límpida. As corredeiras sumiram, parte das nascentes foram aterradas para a construção de casas e alguns metros do rio foi canalizado dando lugar à Avenida Nossa Senhora da Piedade. No entanto, o restante do córrego, após muita luta pela comunidade, foi revitalizado dando lugar ao Parque N. Srª.da Piedade, sede do Centro de Educação Ambiental da Regional Norte (CEA-Norte).

O Núcleo

O Núcleo Manuelzão Nossa Senhora Piedade surgiu em 2001 após várias discussões promovidas pela E.M.Hélio Pellegrino em conjunto com Associações de Bairro e Centros de Saúde, devido ao grande número de casos de alunos que faltavam à aula por estarem com diarréia, doença associada ao contato com água contaminada. A degradação da bacia era nítida: esgoto domiciliar e industrial a céu aberto contaminando as águas, lixo às margens do rio e em vários pontos da bacia atraindo vetores de doenças.

O Núcleo realizou várias ações de mobilização com intuito conscientizar a população sobre a questão da destinação correta do lixo, importância da recuperação da bacia com a despoluição de suas águas e a valorização da biodiversidade ainda presente na região. Após vários anos de luta em prol da melhoria da qualidade de vida local, o Núcleo conquista, em 2008 o Parque Nossa Senhora da Piedade (obra realizada pelo DRENURBS- Prefeitura de Belo Horizonte). Este possui uma área aproximada de 59.000 m² e passou a ser referência em educação ambiental na regional Norte, pois lá se encontra o Centro de Educação Ambiental desta regional (CEA-Norte). A coordenação do CEA ocorreu inicialmente por uma integrante do Núcleo N. Srª. da Piedade que auxiliou na estruturação de ações de educação ambiental no Parque valorizando esta área como local potencial para falar e mostrar que mudança de atitude e melhoria da qualidade de vida são possíveis em bacias urbanas.

Visita de alunos à Bacia do Onça, em 2005

Ações realizadas

• Oficinas de educação ambiental, trilhas ecológicas, circuitos ambientais para reconhecimento da bacia do Onça (com escolas, moradores e empresas);
  • Conquista da interceptação do esgoto que era eliminado diretamente no córrego;
  • Participação em eventos como o FestiVelhas, Expedições Manuelzão, Inauguração da ETE Onça, Seminário Internacional de Revitalização de Rios;
  • Coordenação do CEA e realização de várias ações com intuito de divulgar o parque e sua importância para a região.

Desafios

• Maior divulgação do Parque e das ações realizadas pelo CEA;
  • Envolver mais escolas da bacia e da regional norte em atividades do CEA;
  • Retornar reuniões do Núcleo para continuar a luta por melhorias locais como, por exemplo, eliminar a disposição inadequada de lixo;
  • Mobilização da comunidade e de visitantes do Parque em prol da manutenção do espaço e valorização deste como local de lazer e educação.

A Bacia do córrego Nossa Senhora da Piedade tem como área de abrangência parte da Regional Norte. Conheça o blog dessa Regional.