12/08/2018
O Núcleo OBA! Pampulha recebeu este nome devido às iniciais das quatro microbacias com as quais trabalham: Olhos D’água, Braúnas, AABB e Água Funda. Estas são vizinhas e todas deságuam na Lagoa da Pampulha. A abrangência do Núcleo conta com a presença de importantes áreas verdes públicas como a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e […]
O Núcleo OBA! Pampulha recebeu este nome devido às iniciais das quatro microbacias com as quais trabalham: Olhos D’água, Braúnas, AABB e Água Funda. Estas são vizinhas e todas deságuam na Lagoa da Pampulha. A abrangência do Núcleo conta com a presença de importantes áreas verdes públicas como a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e o Parque Municipal Enseada das Garças, além de uma área, também pública, consideravelmente extensa, conhecida como Área Verde do Trevo. Contrastando com esta realidade há nas microbacias vários pontos de disposição inadequada de lixo, aterramento e drenagem de nascentes, ocupação desordenada, desmatamento, lançamento clandestino de esgotos; o que contribui para a má condição ambiental da região.
O Núcleo OBA!Pampulha formou-se em 2009 a partir da mobilização de moradores da região, que buscavam a melhoria das condições ambientais. As primeiras propostas de ações na região permearam o viés educativo que fez gerar um Projeto de Educação Ambiental com seguintes escolas: E.E. Deputado Álvaro Sales, E.E. Deputado Manoel Costa, E.E. Madre Carmelita e E.M. Profª. Alice Nacif. O Núcleo, apesar de sua curta existência, já conquistou várias parcerias contanto com o apoio de instituições públicas e privadas em suas ações como: Prefeitura de Belo Horizonte (Secretaria de Meio Ambiente, SLU, Regional Pampulha, Centro de Educação Ambiental Pampulha), Propam, Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha, Instituto France Libertés, restaurantes da Pampulha (Pampulha Gourmet) dentre outros.