Raposos marca início da campanha “”Riquezas de Minas: nossa gente, nossas águas”

19/04/2016

O objetivo é percorrer as cidades da Bacia do rio das Velhas levando conhecimento aos municípios sobre o rio e a necessidade de participação popular na proteção e defesa da água.

O Projeto Manuelzão, o Movimento pela Serra do Gandarela central do município, o lançamento da campanha “Riquezas de Minas: nossa gente, nossas águas”. Muitos populares acompanharam o evento que contou com a presença de Ongs locais, como a Casa de Gentil. Fundada em 01 de Setembro de 2012, a Ong é um espaço de convívio e culturas, idealizado e organizado por voluntários. Atende cerca de 60 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade de Raposos.

“Nosso intuito é fomentar o desenvolvimento cultural e social da comunidade local por meio de ações e eventos que promovam o convívio e o aprendizado, visando, sobretudo a valorização da cultura popular, em especial o Congado (manifestação popular importante que mantém viva uma tradição secular do nosso Estado). Além de prezar pelo respeito às diversidades da nossa história e sociedade”, afirma Rafael Alves, professor e presidente da instituição.
Para Rafael, movimentos pró meio ambiente como o que aconteceu no domingo são fundamentais.

“A parceria com o Manuelzão é fundamental e nos deixa muito contente, principalmente devido a esse convívio com o nosso território e com a Bacia do rio das Velhas. O projeto Manuelzão é um norteador para Casa de Gentil, uma fonte inspiradora para cuidarmos das nossas águas e da nossa região que é contemplada com as águas do Gandarela”, disse.

A casa é tem nome do congadeiro Gentil Russo.
Já para o estudante, Jonas Gabriel, a campanha é um momento de construir conhecimentos. “A maquete da Bacia do rio das Velhas me chamou muita atenção. Esses espaços construídos de aprendizagem e troca de conhecimentos sobre os rios são necessários para conscientizar as pessoas”.

Na oportunidade, também foram recolhidas assinaturas para a campanha “Mar de Lama nunca Mais”.

Você também pode assinar a proposta e fazer parte desta mudança. Procure a sede do Manuelzão, à Av. Alfredo Balena, 8º andar, 190, na Faculdade de Medicina e assine.

Página Inicial

Voltar