Ribeiro de Abreu e parceiros fazem no Dia Mundial da água lançamento “nascente fundamental do Parque do Onça”

23/03/2016

O evento contou com a presença de crianças de várias escolas do bairro grupos de teatro, dança e música e da população local.

O Conselho Comunitário Unidos Pelo Ribeiro de Abreu (Comupra), o movimento ‘Deixem o Onça Beber Água Limpa’, o Projeto Manuelzão e parceiros realizaram um plantio de árvores na Nascente Dona Júlia, no conjunto Ribeiro de Abreu.
Na atividade que comemorou o Dia Mundial da Água e alertou para questão da poluição das águas e também fez o lançamento da nascente fundamental do Parque do Onça. Uma nascente totalmente preservada que fica no alto de um morro próximo ao Ribeirão do Onça.

“Aqui vivo a mais de 40 anos e quando vim para esse bairro, esta nascente serviu de tudo para mim, para lavar a roupa, cozinhar, beber e criar meus filhos”, disse a cuidadora da nascente, Dona Júlia, que também empresta o nome para o local.
“Com tanta poluição e descuido como meio ambiente temos que preservar o que resta de natureza em nosso bairro. Desta forma estaremos sempre cuidando para que as futuras gerações possam ver a nascente limpa e tendo água jorrando”, disse emocionada.

Crianças de várias escolas da região do Ribeiro de Abreu também participaram do evento e ajudaram no plantio das mudas de árvores. “Temos que contribuir com a natureza. Apesar de toda a destruição. Precisamos unir nossas forças e cuidar das árvores”, disse o estudante, Cio Martins, do 4º Ano.

Para o coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano, propostas como essas são fundamentais e colaboram para a formação das crianças e adolescentes que desde cedo se identificarão com o meio ambiente. “As futuras gerações precisam valorizar a natureza. E hoje o que acontece aqui é justamente isso, a formação da conscientização das crianças quanto a importância do meio ambiente e as águas”, afirma.