28/11/2021
Manifestação contra o projeto Apolo, da Vale, seus impactos socioambientais na Serra do Gandarela e a ameaça à segurança hídrica dos municípios da RMBH
No próximo domingo, 28 de novembro, acontece o ato Salve as Águas da Serra do Gandarela.
O evento será no Parque Nacional da Serra do Gandarela, na estrada entre Rio Acima e Caeté pela cumeada da serra, cerca de 2 quilômetros após o Mirante de Rio Acima no sentido Norte.
Neste local, fica a divisa da Unidade de Conservação com a área da Serra do Gandarela que não ficou protegida pelo parque nacional, na qual a mineradora Vale pretende desenvolver seu projeto Apolo.
O evento acontece das 10h às 14h, organizado pelo Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela.
O ato chama a atenção da população para a ameaça representada pelo Projeto Apolo, da Vale, cujo processo de licenciamento teve início no dia 1 de outubro junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.
Apesar de a empresa divulgar o empreendimento – com cerca de 17 quilomêtros de extensão – como um “novo projeto Apolo”, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela Vale traz informações que confirmam a magnitude dos impactos socioambientais na Serra do Gandarela e região, em especial no que se refere à segurança hídrica dos municípios do entorno e de Belo Horizonte e sua Região Metropolitana, e também ao parque nacional que está na divisa da mina pretendida.
Local: Parque Nacional da Serra do Gandarela
Data: 28 de novembro (domingo)
Horário: das 10h às 14h
Como chegar: a partir de Rio Acima pegar a estrada que sobe para a Serra do Gandarela e, após o Mirante, seguir pela cumeada da serra, cerca de 2 km no sentido Norte.
Mais informações através dos telefones: (31) 99957-2825 Professor Paulo Baptista e (24) 99991-2423 Maria Teresa Corujo (Teca).
Acompanhe as manifestações contra o projeto Apolo no site, na página no Facebook e no Instagram.