Após contaminação do Velhas por sedimentos de barragem da CSN, situação do rio segue graveProjeto Manuelzão

Após contaminação do Velhas por sedimentos de barragem da CSN, situação do rio segue grave

20/04/2023

A Record TV levou ao ar nesta quarta-feira, 19, uma reportagem sobre a contaminação do Rio das Velhas por sedimentos da CSN; o coordenador do Manuelzão foi entrevistado

A Record TV levou ao ar nesta quarta-feira, 19, no programa MG Record, uma reportagem sobre a contaminação do Rio das Velhas por sedimentos de uma barragem da Companhia Siderúrgica Nacional, a CSN. Mais de um mês após as primeiras denúncias de mortandade de peixe e forte turbidez da água em Honório Bicalho, em Nova Lima, a situação do rio continua grave.

O ponto da contaminação fica a apenas 10 quilômetros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Fama, da Copasa, que abastece 70% da população de Belo Horizonte e 40% da região metropolitana.

O professor da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinicius Polignano, falou com a reportagem da Record TV.

Em comentário a respeito do descomissionamento (isto é, o desmonte) da barragem da CSN que causou a descida dos sedimentos, uma entre tantas outras incrustadas na cabeceira dos cursos d’água na região do Alto Rio das Velhas, Polignano avaliou: “o que a gente percebe claramente — e isso é um sinal de alerta que realmente chama atenção — é que poderia ter sido algo de maior volume”.

Polignano reafirmou o sério risco à qualidade da água que abastece milhões de pessoas na região e alertou que a fiscalização do governo estadual deve ser muito mais preventiva do que após que esses acidentes ocorrem.

“O que a gente assiste é que o Estado [no caso, o governo estadual e a Secretaria de Meio Ambiente (Semad)] não tem feito seu papel preventivo. Fazer depois do acontecido é uma história. Mas essas estruturas tinham que ser monitoradas de uma forma mais próxima e mais constante pela fiscalização”, criticou.

Assista abaixo à reportagem na íntegra:

 

Página Inicial

Voltar