31/08/2016
A última medição, feita, apontou uma vazão de 9 m³/s. O índice representa menos da metade da média histórica e se iguala ao registrado em 2014, pouco antes de o Estado enfrentar uma grave crise hídrica.
Dados divulgados pelo Comitê da Bacia do Rio das Velhas revelaram que o nível das águas do rio atingiu patamar considerado crítico. A última medição, feita, apontou uma vazão de 9 metros cúbicos por segundo (9m³/s). O índice representa menos da metade da média histórica e se iguala ao registrado em outubro de 2014, pouco antes de o Estado enfrentar uma grave crise hídrica.
Com a baixa, o rio Paraopeba tem sido utilizado para complementar o abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Responsável por abastecer cerca de 60% da Grande BH, o Velhas tem vazão histórica de 20,5m³/s, mas estava registrando aproximadamente 10m³/s ao longo deste mês. Desse total, pelo menos 6,5m³/s são captados pela Copasa, nível bem acima dos 30% recomendados por ambientalistas.
“Estamos invertendo a ordem. Está faltando rio para tanta captação.
O Rio das Velhas precisa ter condições de produzir água ao longo do ano inteiro, mas tem sofrido com ocupações irregulares, principalmente no trecho da BR-040, que corta a Serra da Moeda”, afirmou o presidente do CBH rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano. Ainda segundo ele, o Comitê teme por medidas de racionamento de água, caso não ocorram chuvas significativas. Porém, ele não informou quando isso poderia ocorrer.
Sobre as chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia, informou que elas devem se iniciar a partir de 15 setembro e até lá teremos ocorrências isoladas e sem volume o suficiente.
Copasa
Procurada, a Copasa informou, por meio de nota, que a utilização da nova captação permite poupar a produção de água nos reservatórios do Sistema Paraopeba. A empresa disse ainda que o Sistema tem flexibilidade para ser utilizado no caso de abastecimento adicional da Grande BH, mas não respondeu aos questionamentos de que a obra não solucionaria o risco de racionamento na região.