11º DEIXEM O ONÇA BEBER ÁGUA LIMPA – “Viver com o Rio Vivendo” - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

11º DEIXEM O ONÇA BEBER ÁGUA LIMPA – “Viver com o Rio Vivendo”

29/05/2019

Evento em prol da requalificação socioeconômica ambiental e participativa da bacia

O Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu – COMUPRA realizará no sábado, dia 08/06/2019, a partir das 8h, o evento 11º Deixem o Onça Beber Água Limpa – Viver com o Rio Vivendo! Na ocasião será celebrado também os 30 anos do bairro Novo Aarão Reis!

O evento tem o objetivo de anunciar à comunidade as intervenções e investimentos realizados na região, além de despertar a atenção de todos para seu enorme potencial – com suas cachoeiras, praias e ilhas –, promovendo e incentivando ações que levem à sua requalificação socioeconômica, ambiental e participativa do baixo Onça.

A comunidade reforça antigas demandas, tais como: atualização da mancha de inundação do ribeirão Onça e a relocalização das famílias inseridas nela; a construção de um novo acesso ao Bairro Ribeiro de Abreu e bairros vizinhos por meio da implantação de uma ponte sobre o ribeirão; a implantação do Parque Ciliar do Ribeirão Onça; a interceptação de todo o esgoto da região; e a municipalização da MG-20.

Na programação, todas essas questões serão discutidas. Além disso, serão realizadas diversas atividades culturais voltadas para a educação ambiental e lazer, tendas de informação e formação, roda de conversas socioambientais, oficinas, brincadeiras e shows.

O ribeirão Onça

O ribeirão Onça se forma a partir da confluência do ribeirão Pampulha com o córrego Cachoeirinha. Deste ponto até a sua foz, no rio das Velhas, o ribeirão tem 8,3 Km de extensão e marca a divisa das regiões Norte e Nordeste da capital.

Considerado o maior poluidor do rio das Velhas, o ribeirão Onça expõe, de forma incontestável, a degradação de toda a bacia. Infelizmente, uma belíssima beleza natural é escondida debaixo do entulho, lixo e esgoto.

Com enorme potencial para lazer e turismo, o Onça tem cachoeiras, praias e ilhas. Porém, várias famílias que residem às suas margens estão permanentemente expostas a diversos riscos, causados pelas enchentes, pelo fluxo de esgoto e o acúmulo de lixo, logo, as atividades realizadas no evento convergem para soluções de tais situações.

Realização

O COMUPRA em parceria com os moradores locais, escolas municipais, estaduais e particulares do entorno do ribeirão Onça, o Projeto Manuelzão, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), o Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça (SCBH Ribeirão Onça), realizam o evento há 11 anos em prol da comunidade do baixo Onça.

Nesse ano de 2019, contamos também com a parceria da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), através da URBEL, SLU, Regional Norte e Nordeste, o CRAS Brasilina e a Unidade Básica de Saúde do bairro Novo Aarão Reis.

Serviço:

Evento: 11º Deixem o Onça Beber Água Limpa – “Viver com o Rio Vivendo

Data: 08/06/2019 – Sábado

Horário: 8h às 12h

Local: Rua Cinquenta A, no campo de futebol – Novo Aarão Reis, regional norte de Belo Horizonte – MG (Escola Municipal José Herbert de Souza)

 

Página Inicial

Voltar