A convite do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA-UFMG), especialistas de diversas áreas do conhecimento refletem sobre a produção recorrente de desastres com barragens.
Nesta sexta-feira (25), Minas Gerais tornou-se palco para mais uma tragédia anunciada: o rompimento de barragens de minério, em Brumadinho. Mais que indignação, é fundamental a ação. É essencial exigir a punição dos responsáveis, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e garantir a aprovação imediata do projeto de lei “Mar de lama nunca mais”, projeto de iniciativa popular que exige mais rigor no licenciamento de barragens.
O chamamento público para revitalização da bacia do Rio São Francisco depende da continuidade do Programa de Conversão de Multas do IBAMA
O Meio Ambiente em Minas Gerais escapou por pouco de projetos de leis ameaçadores logo no início do ano. A autorização para que grandes empreendimentos tenham liberdade para agir sem autorização de órgãos licenciadores, caso estes demorem a dar retorno às solicitações, e o arquivamento de processos administrativos paralisados há três anos foram vetados pelo governador Romeu Zema.
A conservação ambiental tem encarado duras ameaças desde o início do ano. Primeiro, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) foi deslocado do Ministério do Meio Ambiente para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Agora, à frente SFB, está um membro da bancada ruralista do Congresso Nacional.
O Projeto Manuelzão demonstra preocupação diante da decisão do Ministério do Meio Ambiente de suspender, desde segunda-feira (14), todos os convênios e parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs) pelos próximos 90 dias.
O Projeto Manuelzão acredita ser significativa a manutenção do Brasil no Acordo de Paris, conforme indicou o Ministro do Meio Ambiente nesta semana. O pacto internacional tem o intuito de fortalecer as ações de resposta às mudanças climáticas causadas pelos gases do efeito estufa, e lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças, o que entendemos como uma meta global para o meio ambiente.
Diante da exoneração de funcionários dos dois principais canais de comunicação do Estado de Minas Gerais, sempre abertos às pautas do Meio Ambiente, o Projeto Manuelzão convida a comunidade a manifestar-se à favor da manutenção da qualidade na Rede Minas e na Rádio Inconfidência
Diante da tragédia ocorrida na última quinta-feira (15), na Av. Vilarinho, em Venda Nova, na qual três pessoas morreram e uma ainda dada como desaparecida, em decorrência do temporal que atingiu Belo Horizonte, o Projeto Manuelzão manifesta solidariedade aos familiares das vítimas e propõe à população uma reflexão acerca da situação da canalização dos rios urbanos.
A história do maior desastre ambiental de todos os tempos segue seu curso sob o pano de fundo de lutas, impunidades e esperança