13ª Semana da Geologia UFMG - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

13ª Semana da Geologia UFMG

16/09/2019

O evento aborda temas como temas como o panorama da ruptura das barragens, até 22/09

13ª Semana da Geologia UFMG aborda temas como agenda 2030 e panorama da ruptura das barragens

Até o dia 22 de setembro, ocorre a 13ª edição da Semana da Geologia UFMG, no campus Pampulha. A programação conta com palestras, minicursos e excursão de campo, com inscrição no link do evento. A organização é do Centro de Pesquisas e Estudos Geológicos do Instituto de Geociências da UFMG e da Minas Jr, empresa júnior vinculada aos cursos de geologia e de engenharia de minas da Universidade. O evento é aberto ao público externo. Os minicursos têm vagas limitadas.

Com o tema Geologia do Quadrilátero Ferrífero contribuições impactos e desafios: cinquentenário do mapeamento USGS/DNPM, o evento marca os 50 anos da entrega do relatório do geólogo John Van Dorr, em 1969.

Programação
A Semana da Geologia UFMG conta com uma série de atividades, com palestras ministradas por profissionais e acadêmicos sobre questões relacionadas ao tema do evento; minicursos ministrados por profissionais atuantes no mercado sobre temas diversos; trabalho de campo com professores para aplicar o conteúdo aprendido nas palestras, minicursos e aulas teóricas; sessão de banner em um espaço de livre circulação de pessoas, em que alunos da UFMG ou de outras instituições terão a oportunidade de apresentar resultados de produção científica ou social.

Entre os temas abordados estão A Geoética e a Agenda 2030 no Quadrilátero Ferrífero: a necessidade da consolidação da consciência planetária, Panorama das Rupturas de Barragens, Entre cangas e bauxitas: o Quadrilátero Ferrífero (MG) e sua história laterítica, Legislação mineral brasileira e os impactos econômicos para o setor mineral de Minas Gerais após o rompimento da barragem de Brumadinho, Densidade de materiais rochosos no contexto de depósitos minerais – Conceitos básicos, A estratigrafia do greenstone belt Rio das Velhas revisada, Formações Ferríferas e Minérios de Alto Teor: Onde e Quando? Como e Por quê?, Água subterrânea, mineração e os 50 anos do convênio USGS & DNPM.

A programação também conta com atrações artísticas durante o almoço; estande de vendas de minerais, materiais de campo, camisas, além de outros objetos relacionados; trabalho social, com atividades lúdico-didáticas, relacionadas à Geologia, em escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte. As palestras são transmitidas ao vivo pelas redes sociais do evento.

Serviço:
13ª Semana da Geologia UFMG
Data: 16 a 22 de setembro
Horário: 8h às 19h
Local/; Instituto de Geociências da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte)
Inscrições: https://sgufmg.wixsite.com/semanadageologia

Informações: Assessoria de Imprensa da UFMG