16º Deixem o Onça Beber Água Limpa reforça regeneração do RibeirãoProjeto Manuelzão

16º Deixem o Onça Beber Água Limpa reforça regeneração e sustentabilidade do Ribeirão do Onça

05/06/2024

Dia de atividades culturais no Ribeiro de Abreu, em BH, destaca a importância dos rios abertos e das comunidades que vivem em suas margens

Tema “Regeneração: recuperando e conquistando” rege 16ª edição do evento em prol do Ribeirão do Onça. Arte: Gabriele de Matos e Caroline Marques.

Está chegando a 16ª edição do Deixem o Onça Beber Água Limpa, uma iniciativa do Conselho comunitário unidos pelo Ribeiro de Abreu (Comupra)  e do movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa, em parceria com o Projeto Manuelzão e diversos atores. O evento será realizado no campinho do CBTU, neste sábado, 8, a partir das 9h, com apresentações artísticas, rodas de conversa, oficinas e muito mais..

O campinho fica na rua Dois, nº 5, no bairro Ribeiro de Abreu, na região Norte de Belo Horizonte.

Com o tema “Regeneração: recuperando e conquistando”, a edição deste ano visa fortalecer a visibilidade e a potência socioambiental do Baixo Ribeirão Onça, um dos afluentes do Rio das Velhas na capital, destacando a importância dos rios abertos e das comunidades que vivem em suas margens. O evento promove a regeneração da terra, das águas e das relações urbanas, reforçando a Meta 2025: nadar, pescar e brincar no Ribeirão Onça.

Na 16ª edição, são destacados três pontos cruciais para a luta ambiental e comunitária. São eles o novo acesso ao bairro Ribeiro de Abreu, a municipalização da rodovia MG-20 e o início imediato da implementação do Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão Onça.

A participação da comunidade é essencial para dar continuidade à luta pela requalificação socioambiental e econômica da região. A partilha entre comunidade e visitantes fortalece a união e o compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental em BH.

O evento contará com atividades culturais e recreativas gratuitas, incluindo rodas de conversa, apresentações artísticas, oficinas de educação ambiental e atividades esportivas. Haverá também uma feira de alimentos orgânicos e artesanatos produzidos por moradores da região, promovendo a economia local e a integração da comunidade.

Confira a programação completa:

Manhã:

  • Roda de Capoeira – EMSHA
  • Apresentação de dança – EMSHA
  • Apresentação de percussão – EMSHA
  • Apresentaçåo da Escola Integrada – EMHJS
  • Contação de Histórias – EMHJS

Tarde:

  • Aula de forró – Projeto Forró no Pé
  • Música ao vivo – Lourivaldo Paiva
  • Roda de samba – GRES Raio de Sol

Página Inicial

Voltar