19/04/2023
Data representa resistência e é também um chamado à luta pela demarcação de suas terras e pelo respeito a suas cosmovisões
No dia 19 de abril, celebra-se a cultura e heranças dos povos originários do Brasil! Trata-se de uma data que representa resistência e é também um chamado à luta pela demarcação de suas terras e pelo respeito a suas cosmovisões.
A existência dos povos indígenas nas Américas é atravessada por cinco séculos de violência. Historicamente massacrados pela colonização europeia, os indígenas resistem e atualmente representam 1,5 milhão de pessoas no Brasil.
Apenas em Minas Gerais, há mais de 20 etnias, entre elas Aranã, Krenak, Maxakali, Pataxó e Xakriabá. São aproximadamente 20 mil pessoas.
Guardiões — e mais que isso, promotores — da biodiversidade, os povos indígenas se relacionam íntima e respeitosamente com a terra, as plantas e os animais que a habitam. Em meio a catástrofe climática global, suas lições são cada vez mais importantes e urgentes.
Em confluência com a data, será realizado na capital federal do país, do dia 24 a 28 de abril, a 19ª edição do Acampamento Terra Livre, símbolo da unificação e da luta dos povos indígenas no Brasil.
A programação completa do Acampamento está disponível no site da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).