29 de junho, Dia do Rio das VelhasProjeto Manuelzão

29 de junho, Dia do Rio das Velhas

29/06/2024

Diante da ameaça constante às áreas onde brotam as nascentes relembramos e reafirmamos mais uma vez: proteger nossas serras é proteger nossas águas

Ribeirão da Prata, afluente que nasce na Serra do Gandarela e deságua no Velhas na cidade de Raposos. Foto: Robson de Oliveira.

Maior afluente em extensão do Rio São Francisco, o Rio das Velhas nasce na região montanhosa de Ouro Preto e segue seu curso até o Norte de Minas, onde encontra o Velho Chico, e ruma daí até o Oceano Atlântico.

Das montanhas de ferro e água brotam as nascentes que o abastecem. Serras de Ouro Preto e Ouro Branco, de Itabirito e da Moeda, de Catas Altas e do Gandarela, do Rola-moça e do Curral formam o chamado Quadrilátero Ferrífero-Aquífero.

De todas estas, apenas a Serra do Gandarela ainda se mantém preservada da destruição promovida pela mineração. Por guardar um volume gigantesco de águas subterrâneas, que se revelam em mais de mil nascentes, a Serra do Gandarela é hoje parque nacional.

Essas águas abastecem animais, vegetação e milhões e milhões de pessoas na Região Metropolitana de BH e nas cidades do médio e baixo curso do Rio das Velhas.

Mas o Gandarela não está a salvo, e a mineradora Vale tenta avançar sobre ela. É hora de força e mobilização para salvá-la.

Neste 29 de junho, em que se comemora o Dia do Rio das Velhas, relembramos e reafirmamos mais uma vez: proteger nossas serras é proteger nossas águas!

Viva o Rio das Velhas, viva as águas e serras de Minas!

Página Inicial

Voltar