Projeto Manuelzão em Ribeirão do Eixo - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Projeto Manuelzão em Ribeirão do Eixo

31/10/2019

Encontro com a comunidade serviu para discutir ações do projeto e pensar sobre os desafios do território

A equipe do Projeto Manuelzão esteve na Escola Municipal Ribeirão do Eixo, no último dia 23 de outubro para o compartilhamento e discussão dos assuntos levantados pelo projeto no território. Participaram do encontro os moradores de Ribeirão do Eixo, incluindo membros da Associação, e representantes da prefeitura, dentre eles o secretário de Meio Ambiente.

Os presentes foram informados sobre as ações realizada no âmbito do projeto “Pelas Águas do Ribeirão do Eixo”, que nesta fase final envolve instalação de placas de sinalização de nascentes, cercamento na região da cabeceira do Córrego do Eixo, e instalação de placa com mapa da região.

Em seguida, o grupo foi dividido em quatro para a realização de uma dinâmica. Cada grupo recebeu trechos de falas de moradores obtidas por meio de entrevistas. Os grupos discutiram o conteúdo da frase e depois destacaram os principais problemas e potencialidades levantados, além de apontar possibilidades para o futuro. Depois, os tópicos foram compartilhados para os demais. Um dos principais assuntos levantados foi referente à mineração na região, a principal ameaça para a comunidade, visto que estão no meio de vários projetos e de minas em atividade.

Vários são os problemas enfrentados pela comunidade relacionados a esse tipo de exploração. De lá são tirados os minérios e o que fica é a poeira, a contaminação e extinção das águas, além do medo de estar rodeado por Mineradoras – haja vista os crimes ocorridos em Mariana e Brumadinho. Não há retorno para o local condizente com o lucro que fica para empresas, apenas as irrisórias compensações.

A partir da atividade, os grupos indagaram então “o que queremos para Ribeirão do Eixo?” As Mineradoras são de fato um “mal necessário”? Há outras possibilidades de diversificação da economia para nosso desenvolvimento de modo a preservar nossas águas, matas, território e cultura? Importantes discussões foram geradas e com boa participação de todas/os.

Ao final do encontro, a equipe do projeto falou sobre a proposta da unidade de beneficiamento de minério da Aston Martins – que após um tempo “embargada”, está retomando seu processo de licenciamento. Para fundamentar e informar os moradores quanto aos seus direitos, foram distribuídas cartilhas do Gesta (Grupo de Estudo de Temáticas Ambientais/UFMG) sobre orientações para comunidade diante dos processos de licenciamento, esclarecimento e direitos destes.

Página Inicial

Voltar