Consolidação do Parque Ecológico do Brejinho será comemorada nesta sexta-feira - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Consolidação do Parque Ecológico do Brejinho será comemorada nesta sexta-feira

25/11/2021

Evento presencial celebra conquista de 20 anos de luta e mobilização da comunidade e do Manuelzão

A consolidação do Parque Ecológico do Brejinho, no bairro São Francisco, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, será celebrada nessa sexta-feira, 26. O encontro será presencial, respeitado o distanciamento social e o uso de máscaras e terá início às 9h. Um plantio simbólico de mudas será realizado para abrir os caminhos desse novo ciclo do Brejinho.

Localizado na Rua Alcobaça, 43, o parque foi entregue à comunidade pela Prefeitura de Belo Horizonte no fim de setembro, após mais de 20 anos de luta da população do entorno – nos bairros São Francisco, Liberdade e Jaraguá – e do Projeto Manuelzão. É fruto de um sonho antigo: preservar as nascentes e a área verde e ter um espaço de lazer e socialização.

O Brejinho leva esse nome por suas diversas nascentes e solo pantanoso e é também um dos núcleos Manuelzão. Com características de um território “esponja”, por sua capacidade de absorção de água, ele faz parte da microbacia do córrego São Francisco, que deságua no ribeirão do Onça, afluente do rio das Velhas na capital. O Brejinho também conta com um projeto agroflorestal desde 2019.

Além do núcleo Brejinho e o Projeto Manuelzão, o evento é organizado pelo CBH Velhas, o SCBH Onça, a Fundação de Parques e Zoobôtanica e a Prefeitura de BH.

Mobilização pelas águas e pelo verde

A história começa com a construção de estradas de empresas e condomínios que invadiram a área do brejo. Porém, como em muitos casos de ocupação, esse loteamento não levou em conta as questões ambientais e a preservação de várias nascentes do brejo.

Ainda em 1997, a comunidade começou a lutar pela preservação da área. Em 2006, por meio do orçamento participativo, foram conquistados cerca de R$2 milhões para a aquisição da área do parque. Mas, só a portaria foi construída e o terreno cercado: até então o parque não havia sido de fato implantado pela prefeitura e as obras ficaram abandonadas, além de parte do território ter sido invadido.

Em 2017, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas) investiu na recuperação das nascentes do Brejinho. No Projeto de Valorização de Nascentes Urbanas, em parceria com o Subcomitê do Ribeirão Onça, foram realizados serviços de limpeza, plantio de mudas nativas, identificação de área e construção de passarela no Brejinho.

Em 2019, o projeto agroflorestal foi criado por moradores, estudantes e movimentos agroecológicos da cidade, em parceria com o Manuelzão e a Secretaria de Segurança Alimentar da Prefeitura de Belo Horizonte. Assim, foi criado o coletivo Taboa e mutirões e eventos de mobilização foram realizados no território, mesmo sem o respaldo do poder público, responsável pela preservação e gestão das áreas de conservação da cidade.

Proteção consolidada

No parque, que sempre foi um centro de encontros do bairro e do Núcleo Manuelzão Brejinho, foram construídos um playground para crianças e uma pista de caminhada e ciclismo. A pista cerca uma bacia de contenção, cuja implementação foi condicionada à do parque ecológico, que serve para reter a água da chuva e evitar que a região do entorno inunde. Essa área sempre foi uma espécie de vale onde o córrego São Francisco começa a se formar, mas passou anos com o solo exposto, sem mata ciliar.

Para Marcus Vinicius Polignano, coordenador do Manuelzão, o Brejinho foi “uma conquista histórica e se coloca num modelo de cidade que incorpora o verde ao cenário, a biodiversidade, a presença das nascentes, enfim, o efeito esponja de absorver águas das chuvas e tornar a cidade mais resiliente ao aquecimento global”.

Venha celebrar conosco a consolidação do Brejinho! Sexta-feira, 26 de novembro, a partir de 9h, na Rua Alcobaça, 43, bairro São Francisco – Belo Horizonte.

Página Inicial

Voltar