"A humanidade tem uma escolha: cooperar ou perecer", afirma secretário-geral da ONU na COP27 - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

“A humanidade tem uma escolha: cooperar ou perecer”, afirma secretário-geral da ONU na COP27

07/11/2022

António Guterrez reforçou a urgência de ações efetivas para evitar um “suicidio coletivo”; o presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva foi convidado e deve participar do evento

A 27ª edição da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP27) começou no último domingo, 6, no balneário de Sharm-El-Sheikh, Egito. O evento reúne representantes de diversos países para debater alternativas para o enfrentamento ao aumento da temperatura média global e suas consequências. Na edição deste ano, que se estende até 18 de novembro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que “estamos numa rodovia rumo ao inferno climático com o pé no acelerador”.

De acordo com Guterres, “as emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo. As temperaturas globais continuam subindo. E nosso planeta está se aproximando rapidamente dos pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível”. Por isso, o secretário-geral reforçou a importância do comprometimento de todas as nações na transição de combustíveis fósseis para renováveis. Compromissos como o de eliminar o uso de carvão até 2040 e em todo o mundo.

Presenças e ausências em destaque

Com a guerra entre Ucrânia e Rússia, as eleições parlamentares nos Estados Unidos, as eleições presidenciais no Brasil e a proximidade do encontro do G20 – que ocorrerá na Indonésia nos dias 15 e 16 de novembro – as presenças e ausências durante a COP27 têm recebido destaque no noticiário. Entre as ausências estão o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e lideranças da China e Índia – que preferiram enviar representantes, por exemplo.

Já o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve comparecer na próxima semana, após as eleições parlamentares estadunidenses. O presidente eleito brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, foi convidado pela organização do evento e também deve comparecer na seguinte semana. Existe a expectativa de que, durante a COP27, Lula anuncie quem deverá ocupar o futuro Ministério do Meio Ambiente ou Ministério dos Povos Originários, a partir de janeiro de 2023.

Com informações de DW Brasil.