A todo vapor

20/12/2012

Países dão passo atrás no uso de energias limpas

O carvão se tornará a fonte de energia mais utilizada no mundo em 10 anos. O dado é do relatório lançado na última terça, dia 18, pela Agência Internacional de Energia (AIE). Atualmente, o carvão é a primeira fonte de eletricidade do mundo e já representa cerca de 28% de toda a energia consumida no planeta. O uso do combustível tem crescido mesmo em países como Alemanha, Reino Unido e Espanha, que possuem objetivos ambientais fortes. 

As previsões feitas pela Agência alertam que a  importação de carvão, grande gerador de gases do efeito estufa, crescerá de forma importante na América Latina, em particular no Brasil,  onde aumentará 45%, chegando a 20 Mtce (toneladas métricas equivalentes de carvão) em 2017. “Graças a sua abundância e a uma insaciável demanda de eletricidade nos mercados emergentes, o carvão já representou cerca da metade do aumento da demanda mundial de energia na primeira década do século XXI”, afirma a AIE.

Em 2014, a China irá consumir sozinha mais do combustível do que todos os países juntos, prevê ainda o relatório. Essa energia tão poluente só terá sua demanda reduzida com uma concorrência muito forte de gás a baixo preço. “Europa, China e outros países devem tomar nota disso”, acrescenta a organização. Fonte: Ambiente Brasil

Página Inicial

Voltar