28/12/2012
Obras de saneamento da Pampulha estão previstas para acabar em 2013
Segundo a Copasa, o Programa de Despoluição da Bacia da Lagoa da Pampulha, que começou em maio de 2012, deve ser concluído até o final de 2013. Estão sendo feitas 37 obras em Belo Horizonte e Contagem com o objetivo é reduzir em mais de 95% o esgoto sanitário lançado no local. As obras envolvem recursos de R$ 102 milhões, provenientes de financiamento obtido pela Copasa junto à Caixa Econômica Federal, previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.
As principais ações realizadas pela Companhia são implantação de redes coletoras, interceptores e de estações elevatórias — que são necessárias quando a rede fica em um ponto mais baixo do que a rede que vai receber os esgotos. O Programa também prevê a execução de ligações prediais de esgoto de certa de 11 mil imóveis.
As ações beneficiam não só a Lagoa, mas também as bacias do Onça e do Velhas, visto que estão interligadas. Assim, a despoluição da Pampulha contribui para que se alcance a Meta 2014, que propõe que se possa nadar, navegar e pescar no trecho metropolitano do Rio das Velhas até 2014. É importante lembrar, entretanto, que o Projeto Manuelzão apóia medidas de revitalização que respeitem todo o ecossistema, como revitalizações de cursos d’água, não canalizações. Fonte: Agência Minas