Agrotóxicos estão presentes na água de mais de 1300 municípios brasileiros - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Agrotóxicos estão presentes na água de mais de 1300 municípios brasileiros

28/06/2019

Agência Pública, Repórter Brasil e Public Eye divulgam mapa dos agrotóxicos na água das cidades brasileiras

A água de uma em cada quatro cidades brasileiras está contaminada. Essa é uma das conclusões a que chegaram Agência Pública de Jornalismo Investigativo, Repórter Brasil e a organização Public Eye. A partir de dados do Ministério da Saúde, referente às análises de 1.396 cidades entre 2014 e 2017, o grupo criou o mapa interativo “Quem bebe agrotóxicos”. 

As análises foram feitas pelas agências de abastecimento, seguindo determinações legais, em busca de 27 pesticidas. Todas as substâncias foram encontradas. Em 2014, já 75% das análises realizadas encontraram substâncias tóxicas e o percentual só cresceu, chegando a 92% do total em 2017.

Entre os agrotóxicos encontrados em mais de 80% dos testes, há cinco classificados como “prováveis cancerígenos” pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e seis apontados pela União Europeia como causadores de disfunções endócrinas, o que gera diversos problemas à saúde, como a puberdade precoce. Do total de 27 pesticidas na água dos brasileiros, 21 estão proibidos na União Europeia devido aos riscos que oferecem à saúde e ao meio ambiente.

A falta de monitoramento também é um problema grave. Dos 5.570 municípios brasileiros, 2.931 não realizaram testes na sua água entre 2014 e 2017.

Veja a reportagem completa aqui. 

Para acessar o mapa interativo e ver o grau de contaminação de sua cidade, clique aqui.

Página Inicial

Voltar