Apertando o prazo

12/04/2013

Promessa de avanço nas obras pela despoluição da Lagoa para 2013

Uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi realizada na última quarta, dia 09, sobre a despoluição da Lagoa da Pampulha. O gestor da Meta 2014, Valter Vilela Cunha, informou que a conclusão das obras será até o final de novembro deste ano.

A Lagoa se divide entre duas cidades: Contagem e Belo Horizonte. A previsão é coletar 95% do esgoto de Contagem, que ainda destina muitos dejetos para a Lagoa. Hoje, 80% do esgoto da cidade é interceptado. Em Belo Horizonte, o número atual é 95% de coleta, que deve subir para 97% até novembro.

Valter, que é representante da Copasa, falou sobre um dos maiores empecilhos para as obras: convencer as famílias que vivem em vilas e aglomerados a fazer as ligações com a rede de esgoto. São 70 mil pessoas, nessa situação.

O idealizador e coordenador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer Lisboa, considera que a Lagoa está muito assoreada e é importante pensar em um novo projeto para toda a região. Para ele, será uma espécie de maquiagem, uma vez que existe a promessa de se retirar 800m³ de dejetos da Lagoa.

Esta foi a quinta reunião para avaliar o andamento das obras e foram apresentados dois requerimentos para novos encontros – no segundo semestre de 2013 e no início de 2014. Fonte: ALMG

Página Inicial

Voltar