Apoio às famílias do Quilombo Campo Grande - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

Apoio às famílias do Quilombo Campo Grande

12/08/2020

Ação de despejo durante pandemia é desrespeito aos direitos humanos mais básicos

Foto: Gean Gomes/MST

Hoje, 12 de agosto, famílias do Quilombo Campo Grande, no município de Campo do Meio, no sul de Minas, resistem pela defesa de seus direitos em meio à ação de despejo, à beira de um conflito com a Polícia Militar. A data de 12 de agosto também marca o Dia Nacional dos Direitos Humanos, relembrando o assassinato de Margarida Alves, defensora dos trabalhadores rurais em 1983, durante a Ditadura Militar.

Além dessa inaceitável coincidência, é ainda mais grave uma ação dessa natureza em plena pandemia do novo coronavírus.

O Quilombo Campo Grande é um conjunto de áreas da reforma agrária que traz em seu nome a referência de um povo que resiste desde que o país foi colonizado. Atualmente, esse território representa um dos maiores conflitos de terra de todo o Brasil – o país com maior concentração fundiária do mundo.

O Projeto Manuelzão apoia as famílias do Quilombo Campo Grande e o trabalho de imensa importância para o meio ambiente e a produção agroecológica em Minas Gerais que elas realizam. Essas pessoas deram função social para as terras improdutivas da antiga usina Ariadnópolis, ressignificando um território com histórico de violência contra trabalhadores.

Fotos: Divulgação MST

Página Inicial

Voltar