25/04/2022
Projeto consolida uma parceria entre Projeto Manuelzão da UFMG e o Pró-Mananciais da Copasa, envolvendo o Programa Chuá Socioambiental
Este projeto consolida uma parceria entre Projeto Manuelzão da UFMG e o Pró-Mananciais da Copasa, envolvendo o Programa Chuá Socioambiental.
A proposta pedagógica de mobilização com as escolas gira em torno de uma série de ações que buscam debater a sustentabilidade socioambiental, com foco na proteção dos mananciais de abastecimento e do saneamento ao longo da Bacia do Rio das Velhas, principalmente no Alto Rio das Velhas.
O Alto Rio das Velhas compreende a região denominada Quadrilátero Ferrífero-Aquífero, tendo o Município de Ouro Preto como o limite ao sul e os municípios de Belo Horizonte, Contagem e Sabará como limite ao norte.
O convite aos professores, como agentes conhecidos pela contribuição no campo da educação ambiental, à proposta de compartilhar saberes, é fundamental para que possamos trabalhar como aliados nessa construção contínua, uma vez que projetos surgem a partir do desejo de mudança: mudar a realidade na qual vivemos e resolver um problema para alterar uma situação. Construir, a partir das ideias, propostas para as ações.
O projeto em questão leva em consideração importantes inovações e apresentará um leque de opções aos professores, de forma que a educação ambiental permita novas metodologias, novas formas de comunicação e integração de tecnologias e linguagens e participação que envolva a escola, proporcionando ideias de organização social. Por isso, a educação ambiental é importante, porque estabelece conexões e desperta o interesse entre todos e em cada um deles.
Através da ciência interativa, com exposições itinerantes sobre qualidade da água, biodiversidade, bioindicadores, saúde e ambiente, além da apresentação da maquete da bacia hidrográfica, os alunos poderão vivenciar conceitos relacionados aos temas mencionados.
Para engajamento e sucesso do projeto de educação ambiental sobre a importância dos corpos hídricos e de suas recuperações, contamos com o apoio de todos educadores, para unirmos forças e ganharmos mais aliados na luta por uma visão ecossistêmica das águas, dos rios e da vida.
A bacia hidrográfica permite integrar natureza, história e relações sociais, possibilitando que um complexo sistema social seja referenciado na biodiversidade dos corpos d’água da bacia. Nesse recorte territorial, são mais visíveis os múltiplos impactos das ações humanas sobre o meio ambiente, a partir da análise da qualidade de suas águas. Nessa mesma ótica, as ações positivas também terão seus impactos visualizados através dos cursos d’água.
A partir do binômio mobilização/educação, adotado na transformação da realidade, contribui-se para o estabelecimento de uma nova relação homem-natureza, relacionando o meio ambiente à cidadania e visando ao desenvolvimento econômico, socialmente justo e sustentável. Adotou-se a perspectiva da construção de parcerias, na tentativa de superação de conflitos e com fundamento na compreensão de que é necessária uma ampla união para construir essa proposta de desenvolvimento sustentável, que seja vastamente pactuada pela sociedade civil, empresas e governos.
O meio ambiente é um espaço propício para o exercício da solidariedade, da democracia e da parceria para a superação dos problemas ambientais, sociais e econômicos. Um projeto de educação ambiental deve estar fundamentado numa nova concepção ética de sociedade, na reflexão e reforço dos seguintes valores: qualidade de vida, solidariedade, inclusão social e cidadania; sendo todos esses centrados na valorização da vida, que deve ser pensada como o maior bem de que dispomos.
Os professores desenvolverão seus projetos específicos, que levarão à obtenção da certificação “Escola Amiga do Rio das Velhas”.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nessa agenda, estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Embora saibamos a dificuldade política de transformar essas metas em ações e programas públicos, ainda assim é fundamental, enquanto sociedade, conhecê-las e cobrar o seu cumprimento.
ODS 6.2 – alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.
ODS 6.3 – melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.
ODS 6.4 – aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água.
ODS 6.5 – implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado.
ODS 6.6 – proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.
ODS 6.b – Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.
Veja que muitos destes objetivos estão inseridos na Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9433/1997) e na concepção dos Comitês de Bacias, que têm de ser fortalecidos e contar com o apoio e participação da sociedade. Pretendemos que também as escolas trabalhem estes objetivos no projeto pedagógico.