Arquidiocese de BH realiza romaria pelo Córrego Bom Jesus, em ContagemProjeto Manuelzão

Arquidiocese de BH realiza romaria em prol da conservação do Córrego Bom Jesus, em Contagem

06/06/2024

5ª Romaria Pela Ecologia Integral joga luz sobre curso d’água urbano ameaçado por poluição, desmatamento e empreendimento imobiliário

Área em que está uma nascente difusa, associada a um brejo, do Córrego Bom Jesus, em Contagem. Foto: Daniel Facury.

A Arquidiocese de Belo Horizonte realiza neste sábado, 8, a 5ª Romaria Pela Ecologia Integral, tendo como tema a preservação e revitalização do Córrego Bom Jesus. A concentração para a peregrinação tem início a partir das 7h30, no Seminário da Boa Nova, na rua Rita Camargos, 575, no bairro Bom Jesus, em Contagem.

Para participar do evento é necessário preencher este formulário.

“Vida longa ao Córrego Bom Jesus” é o tema da romagem, que neste ano percorrerá o trajeto do córrego, buscando conscientizar a população da atual situação do curso d’água, que sofre com desmatamento e com descarte irregular de lixo.

Além disso, no final de 2023, 52 entidades promoveram um abaixo-assinado denunciando o soterramento de uma nascente do Bom Jesus durante obras de um empreendimento imobiliário da Construtora Direcional. A comunidade luta pela preservação do local, contra a construção dos prédios.

Em janeiro, um relatório elaborado pelo Projeto Manuelzão, junto aos institutos Guaicuy e Diadorim, detalhou a relevância socioambiental da área. Em março, um parecer técnico elaborado por pesquisadores ligados ao Instituto de Geociências (IGC) da UFMG analisou a hidromorfologia local. Em ambos documentos, é destacado a permeabilidade do solo e a importância da área de fundo de vale para a drenagem hídrica. Também ficou comprovada a existência de uma nascente difusa do córrego, associada a um brejo.

Márcia Marques, geógrafa e coordenadora de Integração Projeto Manuelzão/Instituto Guaicuy, enfatiza que “o córrego está presente no plano diretor de Contagem como área de relevância ambiental e a atual situação destas águas é incongruente com a sua importância”. Ela ainda lembra que preservar o Bom Jesus também é preservar a Lagoa da Pampulha, onde ele deságua, um dos maiores cartões-postais de Belo Horizonte.

Além da Pampulha, o córrego  faz parte de uma trama hídrica que encontra o Ribeirão do Onça, afluente da margem esquerda do Rio das Velhas e subafluente do Rio São Francisco.

Confira a programação: