A integração espacial dos índices geográficos e ecológicos como ferramenta de diagnóstico e gestão da bacia hidrográfica do rio das Velhas (MG).
Alguns invertebrados aquáticos podem indicar a qualidade dos habitats dos ecossistemas de água doce. Sua presença ou ausência podem ser interpretados como sinais de mudanças no ambiente, ou ajudar a diagnosticar as causas de um problema ambiental. Impactos antropogênicos estão reduzindo a qualidade da água e da biodiversidade de água doce.
Índices bióticos bentônicos são importantes ferramentas na avaliação da qualidade de água em Programas de Biomonitoramento de bacias hidrográficas. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de água no Programa de Biomonitoramento da bacia do Rio das Velhas através da aplicação do Índice Biótico Bentônico.
Projetos de educação ambiental devem caminhar juntamente com projetos de pesquisa, pois estão intimamente ligados. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades lúdicas com o tema “Bioindicadores de Qualidade de Água”, utilizando os macroinvertebrados bentônicos, através de brincadeiras no espaço escolar.
A importância das lagoas marginais como áreas de refúgio e berçário para a biota aquática, foram estudados os macroinvertebrados bentônicos bioindicadores de qualidade de água e seu papel como alimento de peixes. O objetivo desse trabalho foi avaliar a distribuição, composição e estrutura em grupos tróficos funcionais de comunidade de macroinvertebrados bentônicos e suas interações com a ictiofauna (análise do conteúdo estomacal de espécies bentófagas) em lagoas marginais do baixo curso do rio São Francisco.
A poluição dos ecossistemas aquáticos tem resultado em conseqüências desastrosas, desde a perda da diversidade biológica até riscos à saúde humana. Este estudo teve como objetivo avaliar as comunidades de macroinvertebrados bentônicos e parâmetros físicos e químicos da coluna d’água no Programa de Biomonitoramento da qualidade das águas da bacia do rio das Velhas (MG).
O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto ambiental no reservatório de Ibirité causado pela indústria de refinaria de petróleo, urbanização e sulfatação. A Degradação da bacia foi medidA usando a riqueza, a diversidade, uniformidade e densidade de macroinvertebrados bentônicos.
Neste estudo são apresentadas informações sobre a utilização de bioindicadores como ferramenta na avaliação dos efeitos da urbanização ao longo da bacia hidrográfica do Rio das Velhas sobre a qualidade de suas águas. Para tanto, foram analisadas as alterações na estrutura e composição das comunidades de macroinvertebrados bentônicos, permitindo avaliar efeitos de fontes difusas e pontuais de poluentes.
O principal objetivo desse trabalho foi para modificar e implementar a metodologia BEAST para uso em programas de biomonitoramento de bacias brasileiras
O objetivo deste estudo foi inventariar a diversidade de macroinvertebrados bentônicos do reservatório na Estação Ambiental de Peti em uma escala espacial e temporal nos períodos de seca e chuvas entre junho de 2002 e junho de 2004. O reservatório de Peti foi construído há cerca de 50 anos com a fi nalidade de produção de energia elétrica. Os macroinvertebrados bentônicos são importantes na avaliação de qualidade de água e monitoramento ambiental através de inventários de diversidade e estrutura de comunidades.