Artista Marcelo AB enaltece natureza da Serra do Curral em exposição Cartão-postal - Projeto ManuelzãoProjeto Manuelzão

29/05/2023

Série de ilustrações em lápis de cor da paisagem natural mais expressiva de Belo Horizonte será exposta durante junho, na capital mineira

[Imagem da capa: díptico que integra a exposição Cartão-postal, de Marcelo AB.]

O Projeto Manuelzão tem a satisfação de se associar e apoiar a exposição Cartão-postal, do artista plástico Marcelo AB, que aborda a natureza e a simbologia da Serra do Curral, em uma série de desenhos em lápis de cor. A exposição ocupa a Singular Galeria de Arte, em Belo Horizonte, entre 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e 17 do mesmo mês. O evento de abertura será realizado no próximo sábado, 3 de junho, de 10h30 às 15h.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Prefeitura de Belo Horizonte em função de sua riqueza ambiental, cênica e mística, a Serra do Curral é emblema de pertencimento ao local para a população da capital e das cidades vizinhas Sabará e Nova Lima.

Cartão-postal é o desdobramento de um trabalho desenvolvido por Marcelo em 1976, quando participou do 8º Salão de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte. Na oportunidade, sua obra sobre a interferência na Serra do Curral, após ser selecionada pela comissão julgadora, foi posteriormente censurada e retirada da mostra. O artista manipulou o desenho que estampa o brasão da capital, composto pelo Pico Belo Horizonte, ponto mais alto da Serra do Curral, com o sol  e o céu azul ao fundo. O topo da serra foi retirado, junto da palavra “Belo”, restando apenas o “Horizonte”.

Desta vez, Marcelo retoma a serra, mas focando-se em sua “natureza pródiga e bela”, como nos antigos cartões postais. A obra censurada em 1976 e guardada pelo artista durante esse tempo será finalmente exposta, junto de 17 desenhos em lápis de cor de trechos da serra que não sofreram com a interferência humana. Mesmo as nuvens do céu foram retiradas, em favor de uma condução direta a portentosos mares de morros que ondulam em movimentos alcançados através de diversas tonalidades de verde.

“Nesses meus 52 anos de caminhada nas artes visuais, meu trabalho sempre seguiu em direção a um sucessivo desdobramento de ideias coerentes com as ações do homem na paisagem. Suas marcas. Suas pegadas”, escreve Marcelo no texto de apresentação da exposição. “Nesse embate entre o homem e a paisagem, a natureza, antes representada pelas montanhas e árvores, aos poucos se transforma em símbolo. As curvas barrocas das montanhas vão ficando ofuscadas e interferidas pela ação direta da ‘civilização'”.

As notícias praticamente diárias nos últimos anos da possível exploração da crucial paisagem fizeram Marcelo revisitar o assunto. Trata-se de unir forças às diversas movimentações da sociedade em defesa da serra e sensibilizar as pessoas do porquê lutar por ela.

Com a curadoria do professor da Escola de Belas Artes da UFMG, Rodrigo Vivas, Cartão-postal estará em exibição na Singular Galeria de Arte, de 5 a 17 de junho. A Singular fica na Rua Curitiba, 1592, no bairro Lourdes, em Belo Horizonte, e está aberta à visitação de 10h às 12h e de 14h às 18h. O evento de abertura será realizado no sábado, 3 de junho, das 10h30 às 15h.

O artista

Marcelo Afonso Brandão, nome artístico Marcelo AB, nasceu em Belo Horizonte, onde vive e trabalha. Em 1959 inicia suas atividades em artes visuais na cidade de Santos Dumont, no seminário Franciscano, onde aprendeu, no atelier do mestre holandês, frei David (mais tarde professor da Escola Guignard), as técnicas de xilogravura e serigrafia.

Em Belo Horizonte, estuda Filosofia na PUC Minas e Comunicação Social na UFMG. Em 2009, faz o curso de pós-graduação em Artes Plásticas e Contemporaneidade na Escola Guignard, onde exerce o cargo de professor de pintura no ano de 2010.

Realizou exposições individuais e coletivas, e algumas de suas obras foram adquiridas pelo Museu de Artes da Pampulha e pelo Palácio das Artes, em Belo Horizonte.